Câmara realiza audiência sobre políticas públicas para a Zona Rural

por Amanda Santana Balbi publicado 31/08/2017 13h18, última modificação 31/08/2017 13h18
A Câmara Municipal de Mossoró realizou audiência pública com o tema “Políticas públicas para a zona rural”, na manhã desta quinta-feira (31). A iniciativa partiu do vereador Rondinelli Carlos (PMN). “O objetivo dessa audiência é propor diálogos.
Câmara realiza audiência sobre políticas públicas para a Zona Rural

Foto: Edilberto Barros

A Câmara Municipal de Mossoró realizou audiência pública com o tema “Políticas públicas para a zona rural”, na manhã desta quinta-feira (31). A iniciativa partiu do vereador Rondinelli Carlos (PMN). “O objetivo dessa audiência é propor diálogos. Queremos buscar projetos voltados para a educação, lazer, saúde, assistência social e não somente recursos hídricos. Mais de sete mil famílias vivem na zona rural de Mossoró, que compreende cerca de 90% do território do nosso município.”, explicou Rondinelli.

Fátima Vale, gerente da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, listou projetos que estão sendo desenvolvidos ou serão colocados em prática para atender à zona rural. “Assumimos a pasta em janeiro e estamos trabalhando com força e garra para buscar parcerias e colocar em prática projetos que atendam à comunidade rural de Mossoró. Podemos citar vários projetos, como o levantamento do número de casas de taipa para serem substituídas por casas de alvenaria, cursos de apicultura, fruticultura, suinocultura e outros temas que serão oferecidos a cerca de 150 famílias, projeto de reuso da água para evitar o desperdício e a falta de água, vacinação da aftosa, projeto Compra Direta, a Festa do Bode, que trouxe muitas inovações, entre tantas outras ações que estamos desenvolvendo.”.

Joanisa Vale, secretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde, também citou projetos na área da saúde. “Beto Rosado conseguiu emendas parlamentares que vamos usar para reformar as unidades de saúde e melhorar a infraestrutura. Temos cinco unidades móveis de saúde na área rural e 14 equipes de saúde da família. Todas as comunidades rurais de Mossoró são atendidas, algumas uma vez por semana, outras uma vez por mês e outras a cada 15 dias, mas, apesar das dificuldades, todos os programas que funcionam na Zona Urbana também funcionam na Zona Rural. Também estamos desenvolvendo outros projetos para atender gestantes e para a prevenção de doenças.”, listou.

Ao final da audiência os vereadores deram sua contribuição apresentando sugestões para resolver carências nas comunidades rurais. As sugestões serão colocadas em ata e apresentadas aos respectivos órgãos competentes. 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.