Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids estima que no RN existem 40 mil pessoas infectadas

por Amanda Santana Balbi publicado 23/08/2017 11h27, última modificação 23/08/2017 11h27
Dados do Ministério da Saúde apontam que no RN existem 6.400 pessoas diagnosticadas com HIV/Aids e em Mossoró, 3.400. Com o objetivo de sensibilizar profissionais da saúde e sociedade sobre essa situação será realizada nesta quinta-feira, 24, na Câmara Municipal de Mossoró (CMM), a Audiência Pública “O direito à saúde das pessoas portadoras de HIV”, uma solicitação da vereadora Isolda Dantas.
Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids estima que no RN existem 40 mil pessoas infectadas

Foto: Edilberto Barros

Um número alarmante que reflete o descaso com que a gestão pública vem tratando a doença HIV/Aids. Quem faz a denúncia é o representante estadual da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Esdras Gurgel. Dados do Ministério da Saúde apontam que no RN existem 6.400 pessoas diagnosticadas com HIV/Aids e em Mossoró, 3.400. Porém, para Esdras esse número deve ser bem maior. “Devido ao mau funcionamento das instituições o diagnóstico preciso é prejudicado. Por isso, estimamos que o número de pessoas vivendo com a doença é cerca de 40 mil no estado, sendo para cada homem, uma mulher. Para cada pessoa diagnosticada, cinco não sabem. Nos últimos dois anos, houve um boom da doença entre os jovens de 16 a 24 anos, principalmente pessoas de baixa renda”, alerta.

Segundo ele, é preciso alertar a população para a grave situação pela qual as pessoas vivendo com HIV/Aids estão passando. “Os gestores costumam dizer que HIV não mata, mas mata sim e a situação está se agravando cada vez mais. O governo cortou benefícios sociais e também está fracionando os medicamentos e exames, fora a precária condição em que funcionam as 13 unidades dos SAEs (Serviço de Assistência Especializada em Aids) no Rio Grande do Norte”, destaca.

Em Mossoró, a unidade do SAE juntamente com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) funcionam no Centro Clínico Prof. Vingt-un Rosado, o PAM do Bom Jardim.

“É preciso que a população conheça o descaso com que essas pessoas estão sendo tratadas. Além disso há uma banalização do assunto e uma falsa mensagem de que HIV/Aids não mata o que leva as pessoas ao descuido. Muitos pensam: ‘Ah! Mas tem remédio’. De fato, há tratamento, mas remédio não traz a cura. E com esses cortes de verba, esse tratamento também vai ser prejudicado”.

Com o objetivo de sensibilizar profissionais da saúde e sociedade sobre essa situação será realizada nesta quinta-feira, 24, na Câmara Municipal de Mossoró (CMM), a Audiência Pública “O direito à saúde das pessoas portadoras de HIV”, uma solicitação da vereadora Isolda Dantas.

“É preciso trazer esse tema para que a sociedade possa conhecer a realidade e debater, comprometer os órgãos executivos, fortalecer as políticas públicas na área da saúde. Não podemos permitir que a contaminação siga avançando, especialmente na juventude”, destacou Isolda. 

Assessoria de Imprensa vereadora Isolda Dantas

Stepgaimi
Stepgaimi disse:
30/06/2019 09h37
Viagra Aux Herbes Forum Fluoxetine Visa No Doctor C.O.D. Express Delivery Kamagra Jelly Wirkung [url=http://bestlevi.com]buy cheap generic levitra online[/url] Kamagra Vendita Camerun Propecia Kidney Stones Omnic O Propecia
Comentários foram desativados.