Artistas são ouvidos para definir prioridades da Cultura de Mossoró
Artistas de Mossoró se reuniram nesta quinta-feira, 20, na Escola de Artes de Mossoró, e apresentaram sugestões na área de Cultura ao Plano Plurianual (PPA) da Prefeitura. A iniciativa, proposta pelo vereador Professor Francisco Carlos (PP), produziu dezenas de propostas pelo mais de 50 participantes da reunião.
A participação dos artistas aplica a metodologia da Prefeitura no Orçamento Cidadão, elaborado com sugestões de diversos segmentos da sociedade. O PPA definirá metas e prioridades durante toda a gestão Rosalba Ciarlini (PP) e servirá de base para os orçamentos do Município dos próximos quatro anos.
“Nossa ideia é dar uma parcela de contribuição para o segmento da Cultura, de modo que os representantes do movimento possam participar de forma mais efetiva da construção do Plano Plurianual, apresentando demandas e sugestões de projetos e investimentos”, explicou Francisco Carlos.
A reunião contou com a participação dos secretários da Cultura, Eduardo Falcão, e Aldo Fernandes, do Planejamento, que esclareceram sobre as possibilidades de tornar o orçamento mais participativo. Representantes de vários segmentos artísticos realizaram grupos de trabalho para discussão das propostas
Democratização
As sugestões foram apresentadas por quatro grupos, formados, conforme o setor de atuação dos artistas. A atriz Joriana Pontes elogiou a iniciativa. Segundo ela, a abertura possibilita a democratização do acesso aos projetos e permite o alinhamento das ações com os interesses dos artistas.
“Considero que essa reunião foi muito importante. É disso que precisamos. De meios que democratizem nosso acesso e nos permitam participar mais diretamente, fazendo com que o Plano Plurianual esteja alinhado com o que o artista quer”, comentou.
Assessoria de Imprensa vereador Professor Francisco Carlos