Câmara analisa projeto de lei sobre descarte adequado do óleo de cozinha
O vereador Alex Moacir (PMDB) apresentou projeto de lei que dispõe sobre o descarte adequado do óleo de cozinha por estabelecimentos comerciais de Mossoró. O projeto orienta bares e restaurantes a possuírem recipientes adequados para a coleta e o armazenamento do óleo já utilizado.
O objetivo é a preservação do meio ambiente, já que o óleo de cozinha descartado de forma errada é um dos maiores poluidores dos rios. “A Prefeitura deverá ficar encarregada da escolha de pontos de coleta, que poderão ser locais como as Secretarias, supermercados e ONGs, que destinarão o óleo já utilizado às entidades previamente cadastradas que tenham interesse em reciclar o material.”, explicou o edil.
No projeto de lei ainda estão previstas campanhas informativas e educativas periódicas, realizadas pela prefeitura para a conscientização da população sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha já utilizado.
“Segundo pesquisas, um litro de óleo de cozinha descartado inadequadamente no meio ambiente é capaz de contaminar um milhão de litros de água.”, enfatizou Alex Moacir. O projeto de lei vai para análise das comissões da Câmara Municipal de Mossoró, que deve dar o parecer sobre a viabilidade.



