Frente Parlamentar e Popular da UERN estuda soluções para melhorias da universidade

por Amanda Santana Balbi publicado 29/05/2017 13h53, última modificação 29/05/2017 13h53

Foto: Edilberto Barros

A Câmara Municipal de Mossoró realizou, na manhã desta segunda-feira (29/05), mais uma reunião da Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A reunião contou com a presença e contribuição de servidores, ex-alunos e alunos da UERN, deputados estaduais, vereadores e representantes da sociedade civil organizada.

A contribuição social, as condições de financiamento da UERN pelo Governo do Estado e propostas de autonomia financeira da universidade foram os principais temas abordados durante a reunião. Adonias Vidal, Pró-Reitor Adjunto de Planejamento, Orçamento e Finanças da UERN, apresentou dados que demonstram a importância da instituição para o RN. “A universidade está presente em 17 municípios, mas atende a todas as cidades do estado. Forma recursos humanos, desenvolve trabalho junto à comunidade, promove ações comunitárias, pesquisa, formação de mão de obra, conhecimento.”, destacou.

Para o vereador Professor Francisco Carlos (PP), é evidente a importância da Universidade para o RN. “A UERN contribui com a formação de recursos humanos, pesquisas e atividades de inclusão social em toda a sociedade. Olhando toda essa contribuição é difícil acreditar que alguém ache que a UERN é cara para o Estado.”.

Sobre a autonomia financeira da UERN, o professor José Teixeira, do campus de Caicó, falou sobre as propostas que estão sendo estudadas. “Estamos fazendo pesquisa, adequando os números à realidade da universidade para apresentarmos um projeto. A proposta de autonomia financeira é antiga e importante para mantermos a qualidade do ensino. Pensamos em ter uma proposta para ser encaminhada até o final do ano. Ouvimos reitores de outras instituições em que as universidades têm autonomia financeira e nos foi explicado que em todos os cenários a autonomia é o melhor cenário.”, explicou.

Audiência Pública

No dia 14 de junho, às 14h30, a Assembleia Legislativa do RN vai promover audiência pública para discutir propostas para a melhoria e manutenção da UERN. A deputada estadual Larissa Rosado fez o convite à população. “Peço para que o maior número de pessoas compareçam para apoiarmos a nossa Universidade.”.

O vereador Francisco Carlos agradeceu o apoio que a Frente Parlamentar e Popular em Defesa da UERN está recebendo de um grande número de deputados estaduais.

A Frente

A Frente Parlamentar e Popular em Defesa da UERN foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Mossoró para discutir e apoiar a permanência e manutenção da única universidade estadual do Rio Grande do Norte. A UERN representa uma importante instituição de ensino público e de qualidade na cidade de Mossoró e em outras cidades do interior e capital do estado. Sua importância é reconhecida e valorizada pelos vereadores da Casa.