Médico promove campanha sobre doação de órgãos em Mossoró
O médico Fernando Bezerra utilizou a Tribuna Popular, da sessão desta terça-feira (26), para promover a conscientização sobre a importância da doação de órgãos em Mossoró. O apelo faz parte do “Setembro Verde”, campanha nacional para o incentivo da doação de órgãos.
Durante o pronunciamento, o médico explicou que a grande dificuldade é a recusa das famílias para realizar a doação. De acordo com a legislação brasileira, uma pessoa que falece somente tem seus órgãos doados se a família autorizar. “Não adianta que a pessoa registre a vontade de doar em cartório. Somente quando a família autoriza é possível fazer a doação. Pedimos mais conscientização das famílias, pois essas doações salvam muitas vidas.”, destacou o médico.
O vereador Ozaniel Mesquita (PR), que trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ressaltou a seriedade do trabalho das equipes responsáveis pela retirada de órgãos. “Eu parabenizo a equipe responsável. Muitas pessoas ficam com medo de autorizar a doação, mas o trabalho realizado é sério. Existem vários exames realizados para comprovar que o paciente está com morte cerebral. Acompanho de perto esse trabalho e sei como é importante e salva vidas.”.
A presidente da Câmara, vereadora Izabel Montenegro (PMDB), colocou a Câmara Municipal e a TV Câmara a disposição para promover a campanha. “Disponha sempre desse espaço e dessa Casa Legislativa. Campanhas que promovam esse tipo de ação, de grande importância para a população, serão sempre apoiadas pelos vereadores.”, finalizou.