Mossoró supera média nacional em mulheres no Parlamento

por Amanda Santana Balbi publicado 24/03/2017 10h12, última modificação 24/03/2017 10h12

A presença de mulheres no Parlamento em Mossoró é maior do que a média nacional. Se elas ocupam 13,51% das vagas nas Câmaras Municipais do Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essa proporção é de 23,8% em Mossoró. Os números foram apresentados pela vereadora Sandra Rosado (PSB), na sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira, na Câmara Municipal de Mossoró.

Discursando na solenidade em nome do Poder Legislativo Municipal, a parlamentar destacou que a presença feminina em Mossoró é ainda mais significativa, se comparada com o Congresso Nacional. Enquanto 23,8% das vagas na Câmara Municipal são de mulheres, esse percentual é de 10,7% na Câmara dos Deputados e 14,8% no Senado.

“Nas eleições de 2016, a proporção de vereadoras no Brasil aumentou em relação a 2012 ínfimos 0,18% (13,33% para 13,51%). Mas, em Mossoró, esse crescimento foi de 150%. Éramos duas, e hoje somos cinco”, enalteceu, referindo-se e parabenizando as colegas Izabel Montenegro (PMDB), Aline Couto (PHS), Isolda Dantas (PT) e Maria das Malhas (PSD).

Protagonismo

Como outro exemplo da força feminina na política, Sandra destacou Rosalba Ciarlini na Prefeitura, Nayara Gadelha na Vice-Prefeitura e Izabel Montenegro na Presidência da Câmara. E ressaltou o histórico de pioneirismo em Mossoró, personificado em Celina Guimarães Viana (primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral, em 1927) e Heloisa Leão de Moura – a primeira mulher eleita vereadora em Mossoró, em 1962.

Por outro lado, no ano em que se comemora 85 anos da conquista do direito do voto feminino, Sandra Rosado frisou que o desempenho de Mossoró não é motivo de acomodação, mas de estímulo à atuação da mulher politicamente. “Merecemos e podemos fazer muito mais na política. Pois quem perde com a baixa participação feminina não são somente as mulheres. Perdem os homens, perde a política, perde a nação”, assinalou.

Homenagem

A sessão solene em homenagem à mulher outorgou medalhas, troféus e diplomas para 21 mulheres, em reconhecimento ao trabalho delas em diversos setores de Mossoró. A vereadora Sandra homenageou a médica Carol Diógenes, com a Medalha do Mérito da Saúde, pela atuação na área de mastologia, sobretudo, no tratamento do câncer de mama.

Assessoria de Comunicação vereadora Sandra Rosado