Vereador Rondinelli Carlos reforça apoio à UERN
O vereador Rondinelli Carlos (PMN) utilizou do aparte na 65° sessão ordinária da Câmara Municipal de Mossoró, realizada nesta terça-feira, 28, para apoiar e mostrar engajamento na luta em defesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Com os salários atrasados que se arrastam desde janeiro de 2016, plano de saúde suspenso e o total descaso do Governo Estadual com a instituição, alguns servidores do maior equipamento público educacional do estado – a Uern – protestaram em frente à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPLAN), na capital do estado. O movimento grevista foi retirado do local pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar, sob ordem do Poder Executivo Estadual, com o uso da força física, spray de pimenta e bombas de efeitos moral.
“Não podemos silenciar. Repudio a forma como a instituição e os seus servidores estão sendo tratados pelo Governo Estadual. A UERN é um dos nossos maiores patrimônios, é um campo de mentes brilhantes, de alunos engajados por um futuro melhor e de servidores empenhados no trabalho ético e transparente. O equipamento educacional está em evolução permanente, e não aceito e nem é preciso expulsar professores e demais servidores estaduais, quando realizam um ato que por direito é garantido a eles”, relatou o vereador Rondinelli Carlos.
Criada em 1968, como Universidade municipal, a UERN está hoje presente, de forma direta, com seus campi avançados e núcleos de educação superior, em 17 cidades do Rio Grande do Norte, conta com mais de 12 mil alunos matriculados, 32 cursos de graduação, 12 cursos de mestrado e 2 de doutorado, além da oferta de dois cursos de residência médica.