Vereadora Isolda Dantas participa do Fórum de Seguranças Universitárias na UERN
Nessa quarta-feira (13), foi realizado o Fórum de Seguranças Universitárias “Construção Participativa”, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O evento, organizado por entidades estudantis da instituição, teve como palestrantes os cientistas sociais Vereadora Isolda Dantas e o docente Wanderlei Lima.
O Fórum tinha a proposta de debater as alternativas de segurança para a Uern diante da ausência de um plano de segurança na instituição e a vulnerabilidade da comunidade acadêmica evidenciada em recentes episódios de insegurança. Para o docente Wanderlei Lima, é preciso pensar essas alternativas dentro da realidade atual da instituição. “A Uern vive uma crise financeira que tem fragilizado a instituição sem precedentes. Precisamos avaliar a necessidade de uma infraestrutura que iniba furtos e roubos dentro na nossa Universidade”.
A Vereadora Isolda Dantas destacou o crescente número de homicídios no Rio Grande do Norte. “No Mapa da Violência vemos o nosso estado entre os que mais cresceram em número de homicídios e os dados mostram também um aumento de mortes de pessoas negras, jovens e mulheres. O que mais nos assusta é ver um estado sem perspectiva de mudança desse quadro devastador”.
Militante da Marcha Mundial das Mulheres, Isolda falou da necessidade das mulheres que fazem a academia se colocarem no papel propositivo e de construção de alternativas mais seguras para elas. “As mulheres da Uern precisam de auto-organização; dialogar com a gestão sobre o significado de uma Uern onde as mulheres possam circular livremente. Somente com auto-organização e com consciência crítica é que podemos garantir a esperança e pensar num mundo melhor para todas as mulheres”.
Assessoria de Imprensa vereadora Isolda Dantas