“Aumento de vereadores não significa aumento de gastos”, afirma advogado

por Amanda Santana Balbi publicado 10/09/2020 13h10, última modificação 10/09/2020 13h36
Aldo Araújo explicou que aumento está previsto na CF 88
“Aumento de vereadores não significa aumento de gastos”, afirma advogado

Projeto Diálogo para Cidadania, ministrada pelo advogado Aldo Araújo. Foto: Edilberto Barros

A Câmara Municipal de Mossoró realizou, na manhã desta quinta-feira, 10 de setembro, a terceira palestra do Projeto Diálogos para Cidadania, ministrada pelo advogado Aldo Araújo. A palestra faz parte de uma série de aulas que visam oferecer uma formação complementar aos funcionários da Câmara e à sociedade em geral.

Os temas debatidos são sempre relacionados à atuação do Poder Legislativo Municipal. Na conferência desta quinta-feira, o tema foi os limites do Poder Legislativo dos municípios delimitados pela Constituição Federal de 1988.

Aumento de vereadores

Durante a aula, o advogado Aldo Araújo explicou que o aumento recentemente anunciado pela Câmara Municipal de Mossoró, de 21 vereadores para 23 vereadores está previsto na Constituição Federal. O advogado também reforçou que a nova formação da Câmara não aumentará os gastos do Poder Legislativo.

“É importante explicar para a população que não haverá aumento de gastos, muito pelo contrário, segundo a Constituição, haverá um decréscimo na receita da Câmara, pois agora, ao invés de receber 6% do valor arrecadado pelo município, irá receber 5%”, explicou Aldo.

Representatividade

O aumento na quantidade de vereadores também aumentará a representatividade na Câmara. “Na Constituição Federal, quando a população de uma cidade chega a mais de 300 mil habitantes, está previsto que a quantidade de vereadores poderá ser de 23. Recentemente, o IBGE divulgou que Mossoró chegou neste patamar, por isso o aumento de cadeiras na Câmara é justificado”, explica o advogado.