'Preconceito prejudica tratamento de doenças mentais', diz psicóloga

por Amanda Santana Balbi publicado 21/08/2020 10h50, última modificação 21/08/2020 12h29
Afirmação foi feita durante palestra realizada na Câmara sobre saúde mental
'Preconceito prejudica tratamento de doenças mentais', diz psicóloga

A assistente social Edna Gomes e a psicóloga Bruna Carlos realizaram palestra sobre saúde mental na Câmara. Foto: Edilberto Barros

“Saúde mental precisa ser levada a sério”. Esta máxima foi reforçada diversas vezes pela psicóloga Bruna Carlos e pela Assistente Social Edna Gomes durante a palestra “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”, ministrada na manhã desta sexta-feira, 21 de agosto, na Câmara Municipal de Mossoró.

As profissionais fizeram um apelo para a necessidade das pessoas estarem atentas aos sinais de doenças mentais nos familiares e amigos. “O ano de 2020 está sendo especialmente difícil, por causa nas mudanças na rotina causadas pela pandemia do novo coronavírus, precisamos nos cuidar, levar a sério nossos sentimentos, nossas dores, para preservarmos nossa saúde mental”, explicou Bruna Carlos.

Para a psicóloga, o preconceito em torno das doenças mentais faz com que muitas pessoas não procurem tratamento. “Muitas pessoas enxergam a depressão como falta de fé ou associa a pessoas que estão apenas tentando chamar atenção. Mas a dor é real e precisa ser tratada. Depressão é coisa séria”, afirmou Bruna.

Manter uma rotina saudável, ter diálogo aberto com parentes e amigos e procurar ajuda profissional no menor sinal de dificuldade pode prevenir maiores danos, defende a Assistente Social, Edna Gomes. “Precisamos reforçar que procurar ajuda profissional não deve ser motivo de vergonha”, finalizou.

A ação faz parte de uma série de eventos sobre saúde mental, “Diante do momento em que vivemos, precisamos mais do que nunca saber entender e lidar com nossos sentimentos, por isso tivemos a iniciativa de realizar as ações, para fornecer ferramentas para que as pessoas possam cuidar melhor da saúde mental”, explicou.

Os conteúdos desta e das demais palestras são transmitidos pela TV Câmara Mossoró, no canal 23.2 TCM e pelo site www.mossoro.rn.leg.br.