Ação educativa na Câmara orienta sobre câncer de mama

por Regy Carte publicado 28/10/2019 10h49, última modificação 28/10/2019 10h49
Beneficiárias de mamografias recebem orientações contra doença
Ação educativa na Câmara orienta sobre câncer de mama

Ação educativa fornece técnicas do autoexame na mama (foto: Edilberto Barros/CMM)

Além de exames de mamografia, a ação do Outubro Rosa na Câmara Municipal de Mossoró oferece orientações sobre a importância da prevenção e do acompanhamento contra o câncer de mama.

Na manhã desta segunda-feira, a enfermeira Lívia Morais, da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), ministrou palestra para mulheres beneficiárias das mamografias.

Enquanto aguardavam o exame, elas receberam demonstração do autoexame de mama – técnica de prevenção para identificar estágios iniciais do câncer de mamas – e outras informações.

“O acompanhamento, com o autoexame e a mamografia, é fundamental para detectar a doença em fase inicial, o que é fundamental para o tratamento bem sucedido e a cura”, ensina Lívia Morais.

Mamografias

O mutirão de mamografias em Mossoró, contratado pela Câmara Municipal ao Grupo Reviver, começou hoje (28) e segue até quarta-feira (30). Beneficia prioritariamente mulheres, com encaminhamento médico para o exame da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

É o segundo ano consecutivo que a Câmara oferece o serviço à sociedade mossoroense, através da unidade móvel do Grupo Reviver, cujo mamógrafo tem capacidade de realizar até 70 mamografias por dia, o que totalizará 210 exames nos três dias de ação.