Alex do Frango volta a comentar pedido de explicações sobre recursos do Finisa

por Sérgio Oliveira publicado 20/05/2020 13h35, última modificação 20/05/2020 13h35
Vereador destacou a solicitação apresentada pelo juiz federal em Mossoró
Alex do Frango volta a comentar pedido de explicações sobre recursos do Finisa

Alex do Frango. Foto: Edilberto Barros

Aprovada em outubro de 2019, a operação de crédito entre a Prefeitura de Mossoró e a Caixa Econômica Federal, no Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINSA), continua na pauta de discussão no plenário da Câmara Municipal. Na sessão remota da quarta-feira, 20, o vereador Alex do Frango (PV) levantou o tema,destacando o pedido de explicação apresentado pelo juiz federal Orlan Donato Rocha, de como a prefeitura vem utilizando os recursos.

Essa iniciativa, entende Alex, vem respaldar a posição dos vereadores de oposição no momento da votação do projeto. “Nós votamos contra pelo fato da prefeita não apresentar nenhum estudo de como esse empréstimo seria pago e onde seria investido. Agora vem o judiciário e faz o papel que seria do vereador, fiscalizar”, avalia. Esse tipo de solicitação, acrescenta o vereador, é positivo no sentido de que reforça a proposta de transparência na utilização dos recursos públicos.

O vereador seguiu sua avaliação acrescentando que os recursos, por exemplo, poderiam ser investidos em geração de emprego. “Cito como exemplo o lixo de Mossoró que é o mais caro de todas as cidades. O dinheiro do empréstimo poderia ser investido, em parceria com as universidades, no aterro sanitário. Não para enterrar lixo, mas transformando-o em energia renovável, gerando emprego, fomentando a economia e preservando o meio ambiente, como o lençol freático”, sentenciou.

Alex do Frango concluiu seus argumentos lembrando que a cidade de Icarí, também no Rio Grande do Norte, já desenvolve esse tipo de programa e que, após o período da pandemia do Covid-19, o desemprego será um problema grave e a cidade de Mossoró poderia se preparar para isso tomando esse tipo atitude.

Irrigação

Reforçando o debate sobre o desenvolvimento econômico de Mossoró, o vereador do Partido Verde defendeu um melhor aproveitamento das águas que escoam pelo conhecido canal do Santa Helena. Lembrou que esse canal corta vários bairros do perímetro urbano e poderia receber um serviço de tratamento. “Essa água sendo tratada poderia ser aproveitada para irrigação, como já vem fazendo em nível estadual o Governo do RN fomentando a agricultura familiar”, exemplificou. Mais uma vez o vereador destacou a importância da prefeitura firmar parcerias com as universidades existentes na cidade para o desenvolvimento de projetos sustentáveis. Com o fomento da agricultura familiar, entende Alex, todo os recursos dela originados circulariam dentro da própria cidade e do estado.