Alex Moacir propõe mais segurança e fluidez no trânsito

por Regy Carte publicado 12/11/2019 14h11, última modificação 12/11/2019 14h11
Vereador defende fechamento de canteiros e binários
Alex Moacir propõe mais segurança e fluidez no trânsito

Vereador Alex Moacir defende mobilidade urbana na sessão desta terça-feira, 12 (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Alex Moacir (MDB) apresentou propostas para dar mais segurança e fluidez ao trânsito de Mossoró, em pronunciamento na Câmara Municipal, nesta terça-feira (12). O parlamentar, ex-secretário municipal de mobilidade urbana, defende ações simples, porém, eficientes.

Uma delas, segundo ele, é o fechamento de retornos em vias movimentadas, como a Rua da Escóssia (bairros Doze Anos e Nova Betânia) e Avenida Presidente Dutra (bairro Alto de São Manoel). “São vias de grande tráfego e com muitos cruzamentos”, justifica.

Argumenta que o fechamento de retornos, embora cause resistência de condutores no início, produz benefícios e médio e longo prazo, porque evita conversões arriscadas, acidentes e congestionamentos – problemas constantes na João da Escóssia e Presidente Dutra.

Outra proposta

O parlamentar também propõe transformação de algumas ruas em binários, isto é, mudança de vias de sentido duplo para sentido único. “Natal tem feito muito bem isso”, diz Alex Moacir, que já solicitou estudo nesse sentido à Secretaria Municipal Trânsito e Mobilidade Urbana.

O vereador pondera que, diante da falta de recursos para grandes obras de infraestrutura, medidas inteligentes e pontuais trazem benefícios. “Mossoró tem a segunda maior frota de veículos do Estado e não pode mais ser pensada como cidade pequena”, conclui.