Aline Couto critica decisão sobre Escola Dix-sept Rosado

por Regy Carte publicado 20/11/2018 13h49, última modificação 18/03/2020 09h55
Vereadora protesta contra o que considera unilateral da 12ª Dired
Aline Couto critica decisão sobre Escola Dix-sept Rosado

Vereadora Aline Couto defende Escola Dix-sept Rosado (foto: Edilberto Barros/CMM)

A vereadora Aline Couto criticou decisão da 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esportes (Dired) de transferir provisoriamente atividades da Escola Estadual Dix-sept Rosado, interditada por problemas estruturais, para a Escola Estadual Abel Freire Coelho.

A medida, segundo ela, foi tomada de forma unilateral, sem consulta à comissão de pais e alunos. “Fomos surpreendidos que a reunião sobre o assunto foi realizada pela diretora da Dired, sem a presença do nosso mandato e da representação escolar”, lamenta.

Ela considera o posicionamento desrespeitoso, já que acompanha de perto o problema desde a interdição, e havia sido combinado que a comissão de pais e alunos participaria da decisão. “Foi uma falta de respeito”, protesta a vereadora, em discurso na Câmara, hoje (20).

Receio

Pais e alunos, segundo a vereadora, estão preocupados com locomoção dos 1.228 estudantes, a maioria residente nos bairros Paredões e Barrocas, alguns estudam à noite, para uma escola relativamente distante e que enfrenta problema de falta de professores.

“A gestão estadual não terminou e que, independentemente do resultado das urnas, os gestores têm que cumprir seu papel. Já tirei o chapéu para o trabalho da diretora da Dired  (“Branca”) no Hospital Tarcísio Maia, mas não concordo com esse procedimento”, disse Aline Couto.

Esporte

A vereadora encerrou o pronunciamento, relatando visita técnica aos campos de futebol dos bairros Três Vinténs, Abolição IV e comunidade rural Passagem de Pedras, que, entre outros, precisam de iluminação. “Recebeu aval positivo que esse benefício chegará”, informa.

Participaram do pronunciamento de Aline Couto, em apartes, os vereadores Rondinelli Carlos (PMN), Raério Emídio (PRB), Petras (DEM), Izabel Montenegro (MDB), Didi de Arnor (PRB), Ozaniel Mesquita (PR) e Maria das Malhas (PSD), em defesa da Escola Dix-sept Rosado.