Aprovada conscientização nas escolas sobre doação e transplantes
Vereador Naldo Feitosa ressalta projeto de sua autoria, aprovado na sessão de hoje, 25 (foto: Edilberto Barros/CMM)
Por unanimidade, o plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou, hoje (25), a instituição da Campanha de Conscientização sobre Doação de Órgãos e Transplantes nas escolas da rede municipal. De autoria do vereador Naldo Feitosa (PSC), a proposta (148/2021) é respaldada pela Lei Federal n° 9.434, que institui a campanha de estimulo à doação de órgãos.
O texto aprovado estabelece que a campanha poderá ser realizada nas escolas pela Secretaria Municipal de Educação, através de palestras com especialistas, vídeos educativos, folders informativos e/ou quaisquer mecanismos que o Executivo Municipal entender importantes para o enriquecimento da atividade.
A campanha poderá ser realizada no mês de setembro de cada ano, na campanha Setembro Verde, de conscientização sobre doação de órgãos e transplantes.
Milhares de pessoas, segundo Naldo Feitosa, aguardam todos os anos por transplante de órgãos ou tecidos no país. Embora o país possua um dos melhores sistemas de transplantes do mundo, está aquém quando o assunto é doação.
“Entre os motivos, destaca-se a falta de conhecimento da população sobre o processo de doação e transplante. A inserção do tema doação e transplante de órgãos como obrigatória na pauta de discussão das escolas de Mossoró, portanto, é indispensável para a construção de uma cultura doadora”, defende o vereador.
Ele aponta o dado que considera preocupante para também justificar a campanha. “Apesar de ostentarmos o maior programa de transplantes público do mundo, ainda falhamos na tarefa de informar e conscientizar a população, haja vista as taxas de 42% de negativa familiar à doação”, lamenta.