Audiência Pública discute a criação da Política Municipal do Cuidado para Mulheres em Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 21/03/2025 15h09, última modificação 21/03/2025 15h09
Audiência Pública discute a criação da Política Municipal do Cuidado para Mulheres em Mossoró

Audiência pública sobre Política Municipal do Cuidado para Mulheres. Foto: Cláudio Júnior/CMM

Nesta sexta-feira, 21, a Câmara Municipal de Mossoró foi palco de uma Audiência Pública sobre a criação da Política Municipal do Cuidado para Mulheres, proposta pela vereadora Plúvia (PT). O evento contou com a participação de diversas lideranças políticas e sociais, além de representantes da sociedade civil.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Genilson Alves (UB), destacou a importância da contribuição das mulheres para o crescimento da cidade e do estado. Em seu pronunciamento, ele relembrou o exemplo de sua mãe, que batalhou para criar 11 filhos, sendo um exemplo de força e luta. "Sei que muitas de vocês enfrentam a luta diária para dar o melhor para seus filhos. A Câmara Municipal está pronta para debater projetos em prol das mulheres. Contem com esta casa, a casa do povo", afirmou o vereador.

A fala de abertura foi feita por Neneide Lima, presidente da Unicafes RN, que ressaltou a relevância da audiência pública para dar visibilidade às mulheres, especialmente aquelas que atuam como produtoras e trabalhadoras rurais. "Esta casa também é uma fazedora de políticas e é muito importante que estejamos aqui, discutindo temas como escolas, creches e transporte, que são possíveis por meio de políticas públicas", destacou.

A vereadora Plúvia (PT), propositora do evento, falou sobre a importância de um espaço como a Câmara estar sendo ocupado por mulheres, afirmando que é um grande potencial para transformar realidades. Ela enfatizou que a criação da Política Municipal do Cuidado é um passo importante para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres em Mossoró.

A vereadora Marleide (PT) também fez um pronunciamento sobre o papel das mulheres na política e na sociedade. "Aqui podemos transformar vidas. Este espaço político não foi feito para nós, mas resistimos e precisamos ocupar", disse. Ela destacou a importância da atuação feminina nas áreas de educação e saúde. "Profissionais de enfermagem e da educação infantil e ensino fundamental são, em sua maioria, mulheres. E quando estamos no serviço público, transformamos a vida de todos", afirmou.

O evento também teve a participação de Dávida Oliveira, representando mães de crianças atípicas, que relatou as dificuldades enfrentadas por mães atípicas no cotidiano, muitas vezes lutando pelo básico. "O sistema nos negligencia e, muitas vezes, sequer reconhece nossos filhos e quem cuida deles. Precisamos de políticas públicas para as pessoas que cuidam, que na maioria das vezes, são mulheres", defendeu.

Vânia Furtado, advogada e representante da Comissão da Mulher OAB/Mossoró, também abordou a luta contra a violência de gênero e a importância de um atendimento mais acolhedor nas Delegacias da Mulher. Ela destacou a necessidade de um serviço de apoio gratuito para as mulheres vítimas de violência e mencionou sua tentativa de implementar um serviço de assessoria jurídica gratuita nas delegacias, por meio da OAB, para garantir que as mulheres compreendam as medidas protetivas e os direitos que possuem.

Encaminhamentos

Ao final da audiência a vereadora Plúvia apresentou os seguintes encaminhamentos: votação em regime de urgência na Câmara Municipal de Mossoró do projeto de lei que prevê a Política do Cuidado, que tem como objetivo amparar mulheres e que será apresentado por ela, solicitação de que a Delegacia da Mulher tenha atendimento 24h e a utilização da Tribuna Popular da Câmara Municipal de Mossoró para que a sociedade tenha conhecimento dos serviços oferecidos pelo Hospital da Mulher.