Autorizada criação de galeria de ex-diretores da biblioteca municipal

por Regy Carte publicado 25/10/2018 13h32, última modificação 25/10/2018 13h32
Aprovado nesta quarta-feira, projeto é de iniciativa do vereador Alex Moacir
Autorizada criação de galeria de ex-diretores da biblioteca municipal

Vereador Alex Moacir: atenção à biblioteca municipal (foto: Edilberto Barros/CMM)

A Prefeitura de Mossoró está autorizada a criar galeria permanente dos diretores e ex-diretores da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, da sua fundação aos dias atuais. O projeto autorizativo (PLOL 258/2018), de autoria do vereador Alex Moacir (MDB), foi aprovado na sessão desta quarta-feira (23), por unanimidade.

Conforme o texto, a galeria deverá ser afixada em local visível, na sede da Biblioteca Municipal, com imagem, nome e período de gestão de todos os diretores e ex-diretores. E o Poder Executivo Municipal fica autorizado a proceder a regulamentação necessária em 60 dias, a contar da publicação da lei.

“Cada instituição tem seu histórico de gestores, que, por anos, estiveram à frente da gestão e administração daquele espaço. Sabendo da importância de registrar essas pessoas que dedicaram tanto tempo ao serviço público, é que propomos a criação da galeria dos diretores e ex-diretores da biblioteca”, justifica Alex Moacir.

O projeto foi enviado para sanção ou veto do Executivo. Em caso de sanção, a proposta se tornará lei municipal. “Essa é a nossa expectativa, de que seja sancionado, em reconhecimento à trajetória de 70 anos da biblioteca municipal em prol da educação e da cultura de Mossoró”, acrescenta o vereador.

Situada no antigo prédio da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral, tombado para o Patrimônio Público Municipal, a biblioteca foi criada em 1948 pelo então prefeito Jerônimo Dix-sept Rosado Maia e, em 1996, por Decreto Municipal, foi denominada Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.