Cabo Tony Fernandes defende inclusão das pessoas com deficiência
O lançamento da Semana Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência que aconteceu na terça-feira, 21, em Mossoró, foi destaque nos debates da Câmara Municipal de Mossoró. O tema foi levantado pelo vereador Cabo Tony Fernandes que tem transformado o seu mandato em trincheira de luta em favor desse seguimento da sociedade. Durante o evento foram apresentadas várias sugestões, alternativas e a citação das dificuldades que esse público enfrenta. Além de apresentações promovidas por diferentes entidades que representam essas pessoas.
Durante a solenidade de lançamento da semana, entre outras novidades, a boa notícia foi repassada pelo prefeito Allyson Bezerra (SD). O chefe do executivo anunciou a contratação de um neuropediatra para a cidade de Mossoró. A missão, entre outras, é de atender principalmente as crianças com autismo, uma demanda antiga. “Crianças que antes passavam meses e ano sem essa assistência. Eu tenho conhecimento de uma família que durante três anos esperou esse atendimento para o seu filho. Mossoró passou seis anos sem a presença de um neuropediatra e esse direito foi negado aos que precisavam”, denunciou Cabo Tony.
Nova sede
Outro ponto, luta do mandato do vereador Cabo Tony, foi a garantia de uma nova sede para Associação de Surdos de Mossoró (ASMO). A sede antiga não tinha a menor condição de funcionamento por se localizar em uma rua escura e local insalubre. “Foi difícil encontrar um prédio em Mossoró pois existe uma cultura do município não pagar o aluguel, por isso a dificuldade em encontrar essa casa. Fomos em vários bairros, encontramos uma casa boa no bairro Aeroporto”, narrou o vereador. Com o novo espaço, a comunidade surda agora terá uma sede em boas condições e em ambiente menos perigoso. O contrato já se encontra na prefeitura para o prefeito assinar e no dia 26 deverá acontecer a inauguração da nova sede.
De acordo com o vereador, durante muito tempo essa comunidade não teve voz e vez e é chegado o momento de prestigiar e essa casa será fundamental na luta em favor da Associação de Surdos de Mossoró. “Foi uma semana de conquistas que não pode ser só de comemoração, mas de mostrar que a pessoa deficiente também é humana e também merece atenção do poder público e das empresas particulares. Temos conhecimentos do pouco respeito com o seu aproveitamento em subemprego”, afirmou. Hoje em torno de 25% da população é deficiente, existindo números comprovando que Mossoró já chegou a atingir 27 por cento. O vereador reafirmou que o seu mandato dará voz na reivindicação de políticas públicas para esse seguimento da sociedade mossoroense. “Aproveito para agradecer algumas homenagens que recebi, através de um cordel da área de inclusão, e também da Associação de Sargentos da Polícia Militar em reconhecimento da nossa luta em favor da categoria que resultou em um plano de carreira que garantiu promoções aos policiais e bombeiros do Rio Grande do Norte”, agradeceu o vereador. Cabo Tony Fernandes dizendo que sua luta também é pela coletividade dos praças e bombeiros.