Câmara aprova criação de Política de Educação do Campo

por Regy Carte publicado 24/10/2018 12h50, última modificação 24/10/2018 12h50
Projeto qualifica ensino fundamental em comunidades rurais
Câmara aprova criação de Política de Educação do Campo

Vereador Professor Francisco Carlos registra projeto na tribuna (foto: Edilberto Barros/CMM)

O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou o Projeto de Lei nº 145/18, de autoria do vereador Professor Francisco Carlos (PP), que institui a Política Municipal de Educação do Campo. A proposta se destina à qualificação da oferta do ensino fundamental nas comunidades rurais pela Prefeitura de Mossoró, e foi aprovado com destaque do vereador Rondinelli Carlos (PMN).

Francisco Calos justifica a iniciativa ao fato de, embora sejam visíveis avanços na Educação do Campo nos últimos anos no Brasil, seus índices, tanto em termos próprios quanto em termos relativos aos da educação no meio urbano, são ainda desafiadores.

“É, por exemplo, incômodo ou injusto que a taxa de analfabetismo seja, ainda, de 25,8% no meio rural, frente a 8,7% no meio urbano; que a média de anos de escolarização entre as pessoas de 15 anos ou mais seja de apenas 4 anos, frente a 7,3 anos para o meio urbano”, exemplifica o autor do projeto.

O vereador agradece aos demais vereadores pela aprovação da proposta, a qual, segundo ele, é resultado de série de discussões com segmentos especializados. “Com isso, Mossoró terá uma política especificamente voltada para educação nas comunidades rurais  “, enaltece Francisco Carlos.

Saneamento básico

Também na sessão desta quarta-feira, Francisco Carlos comunicou que a Prefeitura de Mossoró e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) entregarão, sexta-feira (26), saneamento básico da área nos bairros Belo Horizonte, Carnaubal, Alto do Xerém e Lagoa do Mato.

“Essa obra fora iniciada há uns oito anos e continuava inconclusa. Mas, a prefeita Rosalba Ciarlini, quando reassumiu a Prefeitura, recuperou a obra, que agora será entregue através de serviço importantíssimo para uma das áreas carentes e populosas de Mossoró”’, ressalta.

O vereador acrescenta que saneamento básico – que atua na prevenção de diversas doenças – contemplará novas outras áreas de Mossoró, com o conjunto Pousada das Thermas e o bairro Santo Antônio. “A Prefeitura está resgatando convênios paralisados e viabilizando conclusão dos serviços. Com isso, Mossoró chegará a 75% de cobertura de saneamento básico”, acrescenta.

Participaram do pronunciamento de Francisco Carlos os vereadores Zé Peixeiro (PTC), Raério Emídio (PRB), Emílio Ferreira (PSD), Alex Moacir (MDB), Didi de Arnor (PRB), Sandra Rosado (PSDB), Rondinelli Carlos (PMN) e Petras (DEM).

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.