Câmara celebrará 15 anos do Samu em Mossoró dia 26

por Regy Carte publicado 06/03/2020 11h05, última modificação 06/03/2020 11h05
Sessão solene reconhecerá importância do serviço na cidade
Câmara celebrará 15 anos do Samu em Mossoró dia 26

Atendimento do Samu Mossoró: 15 anos a salvar vidas (foto: Edilberto Barros/CMM)

A Câmara Municipal de Mossoró realizará sessão solene para celebrar os 15 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município, próximo dia 26, às 10h, no plenário da Casa.

Proponente da homenagem, o vereador Ozaniel Mesquita (PL) diz que o ato será reconhecimento formal do Poder Legislativo à importância do Samu para preservação da vida humana em Mossoró.

“O Samu realiza uma média 70 atendimentos de urgência em Mossoró por dia e tem papel decisivo na saúde pública do nosso município, e esse reconhecimento faz justiça ao empenho dos servidores”, observa.

A sessão solene homenageará, com honrarias (títulos, diplomas e medalhas), servidores e outras pessoas que contribuíram e/ou contribuem com o Samu. As homenagens são propostas pelos vereadores.

Relevância

Criado em Mossoró em 2005, o serviço do Samu 192 é prestado 24h por dia, para socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência.

É o caso de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

Para acionar o SAMU, basta fazer a ligação gratuita para o número 192. O atendimento do telefone é feito pela Central de Regulação de Urgências. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.