Câmara de Mossoró é representada na XVI Marcha dos Vereadores

por Regy Carte publicado 25/04/2018 10h47, última modificação 25/04/2018 10h47
Evento é realizado esta semana, em Brasília, pela União dos Vereadores do Brasil
Câmara de Mossoró é representada na XVI Marcha dos Vereadores

Comissão da Câmara de Mossoró participa da Marcha dos Vereadores

Considerado o maior encontro de legislativos municipais da América Latina, a Marcha dos Vereadores 2018, de segunda-feira (23) a quinta-feira (26), em Brasília (DF), tem participação de Mossoró. Os vereadores Ricardo de Dodoca (Pros), Flávio Tácito (PPL), Petras Vinícius (DEM), Izabel Montenegro (MDB), João Gentil (sem partido) e Manoel Bezerra (PRTB) representam, oficialmente, a Câmara Municipal de Mossoró no evento.

A XVI Marcha dos Vereadores é promovida anualmente pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) e tem como tema “O Novo Começa em Nós”. Os vereadores de Mossoró e de municípios de todo o país participam de palestras e painéis, no Centro de Eventos e Treinamentos (CET) da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), sobre temas de interesse direto dos legislativos municipais e da população.

É o caso das palestras “O Vereador e a iniciativa no Processo Legislativo”; “Controle Interno de Alta Performance e Ação do Legislativo”; “E-democracia e Parlamento Aberto”; “Liderança e Ética na Atividade Legislativa”, entre outros.

Na programação desta quarta-feira (25), o destaque é a mobilização dos vereadores no Congresso Nacional, com concentração na Praça das Bandeiras, tribuna livre/carro de som, Bandeiraço Municipalista e lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Poder Legislativo, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Na quinta-feira, os parlamentares participarão de debates sobre “O Legislativo Municipal e suas prerrogativas”, “Comissão Especial Inquérito”; “As prerrogativas do Poder em se administrar”; “ Os limites de Gastos do Poder Legislativo”, leitura da Carta da Marcha do Vereadores 2018 e apresentação e entrega Troféu Destaque UVB 2018, entre outras atividades.

A presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Izabel Montenegro, destaca o significado da participação dos vereadores de Mossoró na XVI Marcha dos Vereadores. “É importante que participemos de eventos de dimensão nacional como esse, porque absorvemos novas tendências do Parlamento, trocamos experiências com vereadores e todo o país e adquirimos novos conhecimentos para aplicar na Câmara de Mossoró”, avalia.