Câmara de Mossoró homenageia centenário do PCdoB
Sessão solene pelos 100 anos do PCdoB, nesta quinta-feira (24), na Câmara Municipal de Mossoró (foto: Edilberto Barros/CMM)
A Câmara Municipal de Mossoró se integrou à comemoração nacional do centenário de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ao realizar sessão solene, nesta quinta-feira (24). Proposta pela vereadora Marleide Cunha (PT), a solenidade reuniu lideranças locais e estaduais do partido, homenageou militantes e reafirmou ideais da legenda, que completa 100 anos, amanhã (25).
Marleide Cunha destacou a inserção de Mossoró no movimento nacional de aniversário do PCdoB. “É uma honra para a Câmara Municipal receber o Partido Comunista do Brasil no seu centenário”, registrou.
O vice-governador Antenor Roberto, filiado ao PCdoB, destacou a atitude democrática e plural da Câmara. Discorreu sobre a ideologia da legenda. “Temos a missão de rejuvenescer e recuperar a democracia”, frisou.
Presidente estadual do PCdoB, Divanilton Pereira considerou a sessão solene gesto de respeito à pluralidade política e convivência democrática. “O PCdoB é, ao mesmo tempo, é centenário e contemporâneo”, observou.
A importância do partido também foi destacada pela secretária estadual das Mulheres, Juventude e Igualdade Racial do RN, Júlia Arruda. Discursaram ainda, na solenidade, Lidiane Samara, representante do Partido dos Trabalhadores (PT), Paulo Silva, presidente do PCdoB Mossoró e o vereador de Natal Pedro Gorky (PCdoB).
Após os pronunciamentos, a cerimônia homenageou militantes do PCdoB. Além das comendas concedidas pelo partido, denominada “Cem Anos de Amor e Coragem pelo Brasil”, a Câmara concedeu Título de Cidadania Mossoroense ao vice-governador Antenor Roberto e Moção de Congratulação à legenda em celebração ao centenário.
Histórico
Nos dias 25, 26 e 27 de março de 1922, grupos regionais admiradores da Revolução Russa (1917) se reuniram em Niterói para fundar o então denominado Partido Comunista do Brasil com a sigla PCB; tal encontro é considerado o primeiro congresso do partido.
Na metade de 1924, o V Congresso da Internacional Comunista (ou III Internacional) admitiu o PCB como sua seção brasileira oficial. A denominação PCdoB surgiu 1962. Desde o seu surgimento, o PCdoB seguiu diversas linhas políticas baseadas em distintas experiências comunistas pelo mundo.
Homenageados (comenda PCdoB)
Francisco Guilherme de Souza (in memoriam)
João Batista Xavier
Manuel Torquato de Araújo (in memoriam)
Márcio Azevedo Dias
Antônio de Farias Capistrano
José Antônio da Silva (Nildo da Pedra Branca)
Kildare de Medeiros Gomes Holanda
Antenor Roberto Soares de Medeiros
Silvia Maria Costa Barbosa
Marciano Matias Neto (in memoriam)
Raimundo Nonato do Vale Neto
Albaniza Bandeira de Albuquerque
Pedro Lúcio Góis
Rubens de Oliveira Nunes
Antônia Diana da Silva
Luzia Paiva Bessa Vale
Rita de Sales (in memoriam)
Altair Alves da Costa Paiva (in memoriam)
Gutemberg Henrique Dias
José Aldeirton Pereira
José Divanilton Pereira
Glênio Fernandes de Sá
Pedro Lucas Gorki Azevedo de Oliveira
Título de Cidadania Mossoroense
Antenor Roberto Soares de Medeiros
Moção de Congratulação da Câmara Municipal de Mossoró
Partido Comunista do Brasil – PCdoB