Câmara de Mossoró reforça apoio a projeto de energia

por Regy Carte publicado 10/09/2019 21h51, última modificação 10/09/2019 21h51
Legislativo prestigia audiência pública sobre empreendimento
Câmara de Mossoró reforça apoio a projeto de energia

Presidente Izabel Montenegro representou a Câmara na audiência pública (foto: Edilberto Barros/CMM)

A Câmara Municipal de Mossoró foi representada pela presidente Izabel Montenegro (MDB) em audiência pública, na noite desta terça-feira (10), no Teatro Lauro Monte Filho, que debateu o licenciamento ambiental da instalação de novas estruturas de linhas de transmissão e subestações no Ceará e no Rio Grande do Norte.

O Poder Legislativo manifestou apoio à iniciativa, apresentada em visita à Câmara, no último dia 13 de agosto, por comissão da empresa Sterlite Power, que ganhou leilão, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 2018, para conduzir o empreendimento.

A audiência pública em Mossoró, mais etapa para o licenciamento, é a primeira de uma série de três reuniões, que serão realizadas ainda em Itaitinga (CE), amanhã (11), e em Jaguaruana (CE), quinta-feira (12). As audiências visam a ouvir a sociedade, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental do projeto.

Abrangência

No Rio Grande do Norte, as linhas de transmissão e subestações em debate interceptarão Mossoró, Assu, Baraúna, Governador Dix-sept Rosado, Tibau, Upanema e Caraúbas. O projeto tem previsão de empregar, ao todo, 2.890 trabalhadores no pico de construção, que deverá começar no primeiro semestre de 2021 e ser concluída em 2023.

Serão 857 torres de transmissão entre Pacatuba (CE) e Caraúbas, com extensão estimada em 403 quilômetros, dos quais 35 quilômetros em território mossoroense (8,8%), que, como uma das bases da empreitada, sediará o principal canteiro de obras no Estado e fornecerá parte da mão de obra. O projeto está orçado em cerca de R$ 1,2 bilhão.

A presidente Izabel Montenegro avalia a importância do empreendimento. “As novas linhas de transmissão e subestações reforçarão o escoamento de energia eólica e solar e são fundamentais para o desenvolvimento da região de Mossoró. Daí, ter meu apoio e dos demais vereadores e vereadoras. Desejamos pleno êxito na empreitada”, diz.