Câmara de Mossoró reforça importância do Cursilhos de Cristandade
Vereadora Izabel Montenegro, proponente da sessão solene, faz homenagem ao Movimento de Cursilhos (foto: Edilberto Barros/CMM)
Na sessão solene em homenagem aos 40 anos do Movimento de Cursilhos de Cristandade em Mossoró, nesta quinta-feira (22), na Câmara Municipal de Mossoró, representantes de diversos segmentos sociais reiteraram a relevância do movimento e seu protagonismo no cenário religioso.
O Movimento Cursilhos de Cristandade (MCC) é um movimento de Igreja, que, mediante método próprio, possibilita vivência do fundamental cristão, ajuda a descobrir e a realizar vocação pessoal, ao criar núcleos de cristãos para fermentar de Evangelho nos ambientes.
Surgiu na Espanha nas décadas de 1930-1940 como movimento eclesial, voltado a um primeiro anúncio explícito do ideal evangélico apresentado por Jesus Cristo, com o propósito de despertar novas lideranças, e atua através de grupos em diversas partes do Brasil.
Reconhecimento
A presidente do Legislativo, Izabel Montenegro, ex-coordenadora de Cursilhos, ressalta importância para formação religiosa e humana, e o papel dos leigos na missão religiosa. “Que continue construindo pontes entre famílias e referência de aperfeiçoamento cristão”, diz.
Em nome dos homenageados, o advogado Marcos Araújo evoca memória de cursilhistas falecidos e classifica odos, antigos e atuais, como edificadores da fé. “Só vamos transformar e valorizar a humanidade, se lembrar o que Cristo disse: amar a deus e amar ao próximo”, defende.
Missão
Maria Neumam de Medeiros Bezerra, cursilhista, classifica o trabalho dos leigos como discípulos missionários, e frisa que a atuação de mais de 2.000 cursilhistas em Mossoró e região produz descoberta de novo sentido para vida. Ela também agradeceu à Câmara pela homenagem.
Já o padre Flávio Augusto Forte de Melo, em nome da Igreja Católica, enaltece o Cursilhos como parte significativa da história dos 84 anos da Diocese de Santa Luzia de Mossoró e da própria cidade, e ressalta: “Os três dias Cursilho são marcas que se leva para o resto da vida”.
Homenagens
Ao encerrar a série de pronunciamentos, o secretário Aldo Fernandes (Planejanento), também cursilhista, representando a prefeita Rsalba Ciarlini, defendeu mais humanização na sociedade. “Esse deve ser motivo de empenho cada vez maior e aplicado no nosso dia a dia”, conclama.
Após os discursos, vereadores entregaram honrarias, como medalhas e diplomas, para diversas pessoas, algumas já falecidas, em reconhecimento à atuação no Movimento de Cursilhos e na evangelização em Mossoró e região. A sessão solene foi proposta pela vereadora Izabel Montenegro.
HOMENAGEADOS (A) NA SESSÃO SOLENE
Francisco da Costa Rodrigues e Alzelima Nunes de Paiva Rodrigues
Medalha Papa João II
Autor: vereador Alex do Frango
Padre Francisco Crisanto Borges Claudino
Medalha Papa João Paulo II
Autor: vereador Didi de Arnor
José Nicodemos Holanda Montenegro e Izabel Araújo Montenegro da Silva
Medalha de Santa Luzia
Autor: vereador Flávio Tácito
Maria Neuman de Medeiros Bezerra
Medalha Papa João Paulo II
Autor: vereador Flávio Tácito
Leonardo da Vinci Lima Nogueira e Maria de Fátima Rosado Nogueira
Medalha Papa João Paulo II
Autor: vereador Francisco Carlos
Padre Flávio Augusto Forte Melo
Medalha de Santa Luzia
Autor: Vereadora Isolda Lula Dantas
Francisco de Assis Mariano e Francisca Fátima da Costa Mariano
Medalha Papa João Paulo II
Autora: vereadora Izabel Montenegro
Antônia Kátia Pinheiro de Medeiros
Medalha de Reconhecimento da CMM
Autor: vereador João Gentil
Renato Fernandes de Medeiros e Maria da Salete Targino Medeiros.
Medalha de Santa Luzia
Autor: vereador Manoel Bezerra
Milton Marques de Medeiros (in memoriam) e Zilene Maria Cabral de Medeiros
Medalha de Santa Luzia
Autora: vereadora Maria das Malhas
Raimundo Falcão Freire Neto
Medalha de Santa Luzia
Autor: Rondinelli Carlos
Edite Maria Fernandes Vieira Falcão
Medalha de Santa Luzia
Autor: Rondinelli Carlos
João Sabino de Moura
Medalha de Santa Luzia
Autora: vereadora Sandra Rosado
Francisca Maria Fonseca de Moura
Medalha de Santa Luzia
Autora: vereadora Sandra Rosado
Antônio Paula da Silva e Erinaide Maria Campos da Silva
Medalha de Santa Luzia
Autor: Mesa Diretora
Ildeniza Eleotério Falcão (in memoriam), Dom José Freire de Oliveira Neto (in memoriam), Flávio Fernandes Costa, Lenira Moreira da Costa Fernandes (in memoriam), Monsenhor Hamilcar Mota da Silveira, Francisco de Assis Pinto, Maria Madalena de Medeiros Pinto
Medalha Papa João Paulo II
Autora: Mesa Diretora
José Maria de Oliveira, José Edilson Lopes Freire, José Camilo de Lima (in memoriam)
Medalha Papa João Paulo II
Autora: Mesa Diretora