Câmara debate sobre ações de controle das endemias
Por iniciativa do vereador Professor Francisco Carlos (PP), a Câmara Municipal de Mossoró discutirá combate à dengue, chikungunya, zica e febre amarela, em audiência pública, nesta quinta-feira (25), às 9h.
“Esse debate é necessário pelo fato de estarmos vivendo o período chuvoso, que é mais favorável à proliferação do mosquito da dengue, vetor de várias doenças. A informação e envolvimento da população são indispensáveis”, justifica o parlamentar.
A Secretária Municipal de Saúde já elaborou um Plano de Ação para atividades de rotina e Plano de Contingência, para o caso de crescimento elevado do número de casos de doenças provocadas pelo Aedes Aegypti.
Risco
Apesar das ações que vêm sendo realizadas e até da redução da infestação pelo Aedes Aegypti em Mossoró, o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAA), do Ministério da Saúde, no final de 2018, ainda coloca a cidade na lista mais perigosa, a de risco, com índice de infestação em 4,3%.
O percentual satisfatório é de 1%. E o pior é que, em alguns bairros, o índice de infestação vai muito além. Ilha de Santa Luzia tem 14,3%; Bom Jardim (12,1%), Redenção (11,6%) e Pintos (10,0%).
“Portanto, a situação é preocupante e exige atenção especial. Daí, a importância de aprofundarmos o debate na Câmara para reforçar a mobilização política e social contra o Aedes aegypti”, argumenta Francisco Carlos.