Câmara debaterá retomada do petróleo na região de Mossoró

por Regy Carte publicado 09/07/2019 10h35, última modificação 09/07/2019 10h35
Audiência pública é proposta pela vereadora Sandra Rosado
Câmara debaterá retomada do petróleo na região de Mossoró

Vereadora Sandra Rosado propõe discussão sobre retomado do petróleo (foto: Arquivo/CMM)

Fundamental para economia de Mossoró e região, mas em declínio nos últimos anos, o setor de petróleo estará em debate, quinta-feira (11), às 9h, na Câmara Municipal, por proposição da vereadora Sandra Rosado (PSDB). Em pauta, a nova perspectiva para o segmento, criada com a futura exploração de campos maduros pela empresa Petrorecôncavo.

Em recente leilão, a companhia adquiriu 34 campos de petróleo e gás no polo terrestre denominado Riacho da Forquilha (Região Oeste). Os campos são considerados maduros por estarem em declínio de produção devido ao estágio avançado de sua vida produtiva e, assim, não têm despertado interesse de operação da Petrobras.

Entretanto, os poços nessas circunstâncias, eventualmente e a depender da economicidade, poderão receber a aplicação de métodos de recuperação mais avançados, visando à manutenção da produção ou mesmo à reversão de seu declínio. É com essa perspectiva de retomada que a Petrorecôncavo se prepara para investir em Riacho da Forquilha.

Sandra Rosado explica que a audiência pública visa a entender melhor o cenário atual e futuro. “Estamos convidando todos os atores envolvidos nessa atividade, para entendermos melhor como e o que será feito para reaquecer o setor de petróleo na região de Mossoró e devolver divisas e empregos perdidos nos últimos anos”, diz.