Câmara fará audiência sobre Mulheres e Meninas na Ciência

por Regy Carte publicado 12/06/2024 12h38, última modificação 12/06/2024 12h38
Reunião será realizada sexta-feira (14), em parceria com Assembleia Legislativa
Câmara fará audiência sobre Mulheres e Meninas na Ciência

Vereadora Marleide Cunha faz convite para audiência pública (foto: Edilberto Barros/CMM)

A Câmara Municipal de Mossoró realizará audiência pública, com o tema Mulheres e Meninas na Ciência, sexta-feira (14), às 9h. Trata-se de parceria entre a Câmara, por meio do mandato da vereadora Marleide Cunha (PT), e a Assembleia Legislativa, através do mandato da deputada estadual Divaneide Basílio (PT).

Em pronunciamento na Câmara, hoje (12), Marleide Cunha fez convite para a audiência pública. Disse que o objetivo é refletir e dar visibilidade sobre a importância de ter representação de mulheres e meninas nas atividades científicas, “até como forma de alcançar o que determina agenda de desenvolvimento sustentável, de promover igualdade de gênero em prol da cultura da paz”.

Segundo ela, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, em 11 de fevereiro, foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando conscientizar a sociedade de que a ciência e a igualdade de gênero precisam andar lado a lado.

A porcentagem média global de pesquisadoras é de 33,3%, e apenas 35% de todos os estudantes das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês), são mulheres, conforme dados da Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO).

Marleide Cunha avalia que os números demonstram como ainda persistem barreiras e baixa representatividade para as mulheres e meninas, sobretudo em áreas consideradas predominantemente masculinas.

Daí, a importância de refletir sobre a presença, a atuação e os desafios que as mulheres enfrentam dentro do universo acadêmico e das ciências exatas.

E essa é a finalidade da audiência pública de sexta-feira, segundo ela. “Ampliar a conscientização sobre o papel relevante das mulheres cientistas, e enfatizar a necessidade de ações institucionais para a quebra de diversos estereótipos e esforços continuados para que mulheres cientistas sejam vistas, ouvidas e suas pesquisas, apoiadas e reconhecidas”, concluiu Marleide Cunha.