Câmara Municipal realiza o I Seminário Vidas Negras
Por: ASCOM Marleide Cunha
O mandato da vereadora Marleide Cunha, depois de amanhã (quinta, 18/11), a partir das 9 horas, no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, realizará o I Seminário Vidas Negras. Com o tema 'Por Uma Sociedade Antirracista', o seminário, que é uma Resolução da Câmara Municipal de Mossoró aprovada por iniciativa do mandato da vereadora Marleide Cunha, que presidirá o momento, passará a ocorrer em todos anos, sempre na semana da Consciência Negra. O seminário destina-se a ouvir e dar vez à comunidade negra, e contará com a participação de entidades, grupos, lideranças e representantes da sociedade civil dos movimentos negros, que promoverão um plural e diversificado debate em torno das principais pautas antirracistas e de promoção da igualdade em nossa sociedade.
Por conta do passado escravagista que perdurou por quase quatro séculos, ainda hoje, o Brasil não só não se livrou do espectro do racismo, como ainda possui inúmeras dificuldades em debater com maior profundidade a sistemática racista que impera em nossa sociedade. Assim, com o I Seminário Vidas Negras, a intenção é trazer esse tema para o centro das discussões também na Câmara Municipal, visto que práticas racistas estão inseridas no imaginário e nas ações de grande parte da população, e é preciso que isso seja discutido.
Idealizadora do Seminário, a vereadora Marleide Cunha falou sobre o que espera para o dia 18 de novembro, data em que ocorrerá o momento: “Para combatermos o racismo e um dia alcançarmos o patamar de uma sociedade antirracista, é preciso se falar abertamente sobre as práticas racistas. Todas as organizações públicas devem ser antirracistas, pois é mito que vivemos em uma democracia racial”, explica a vereadora.
Para quem não puder ir ao Plenário da Câmara Municipal em 18 de novembro, o I Seminário Vidas Negras: Por Uma Sociedade Antirracista será transmitido tanto pelo perfil do YouTube da Câmara Municipal como também pela TCM, no canal 23.2 TCM Telecom.