Câmara propicia mais de 200 mamografias em Mossoró

por Regy Carte publicado 31/10/2019 13h02, última modificação 31/10/2019 13h02
Serviço foi oferecido em parceria com o Grupo Reviver
Câmara propicia mais de 200 mamografias em Mossoró

Mamografias foram feitas em unidade móvel em frente à Câmara (foto: Edilberto Barros)

Em até 30 dias, 210 mulheres de Mossoró terão em mãos resultados de mamografia para conhecer, de forma precisa, a situação do tecido da mama. O serviço foi oferecido pela Câmara Municipal de Mossoró, de segunda (28) a quarta-feira (30), em parceria com o grupo Reviver.

Os exames foram realizados na unidade móvel do Reviver, na campanha Outubro Rosa. A mamografia ou mastografia é um exame de rastreio por imagem, com a finalidade estudar o tecido mamário. Pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, o mutirão de mamografias na Câmara ofereceu, em média, 70 mamografias por dia e, na prática, representa uma vitória na luta contra o câncer de mama, na opinião da assistente social do Legislativo, Edna Gomes.

Atendimento

“Através do trabalho em equipe, foi possível atender uma demanda significativa de mulheres que aguardavam a convocação para realizar o exame de mamografia em Mossoró”, avalia a assistente social, para quem a ação promove diretamente a saúde da mulher.

A presidente da Câmara, Izabel Montenegro (MDB), ressalta a importância também de parceria com a Liga Mossoroense de Estudo e Combate ao Câncer (LMECC) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que fizeram o encaminhamento de mulheres com perfil para mamografias.

“Estamos felizes em ter contribuído para que mais de duas centenas de mulheres tenham feito o exame, haja vista a necessidade do acompanhamento por mamografias a partir dos 40 anos. Parabenizo e agradeço a todos e todas que participaram do mutirão”, reconhece.