Câmara lança Frente em Apoio aos Criadores de Mossoró
Com o objetivo de fortalecer a cadeia de produção agrícola de Mossoró e dar apoio aos criadores da região, foi lançada, na manhã desta quinta-feira (08), a Frente Parlamentar e Popular em Apoio aos Criadores de Mossoró. O evento contou com a participação de vereadores e representantes da EMATER- RN, UFERSA, SEBRAE, cooperativas e criadores.
A Frente será formada por representantes destas instituições. “A Frente está aberta para receber a contribuição de outras entidades. Quem estiver interessado pode enviar o nome dos representantes”, explicou o vereador Rondinelli Carlos. Para representar a Câmara, os vereadores Rondinelli Carlos (presidente), João Gentil (vice-presidente) e Alex Moacir (secretário) foram os nomes escolhidos.
Antes do lançamento oficial, a Frente já acumula duas importantes conquistas para o setor: A sanção da lei que insere o município no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que permitirá que produtores das áreas urbana e rural comercializem para qualquer cidade do país. E a primeira exposição bovina de Mossoró.
Potencial
Mossoró tem um grande potencial agrícola, como explicou Ismar Rodrigues, da Cooperativa Terra Livre, e a Frente servirá como uma ferramenta de incentivo para estes criadores e agricultores. “Temos um número elevado de comunidades que já produzem, embora timidamente, e temos que incentivar estas famílias, que são microempresários, de uma certa forma”.
Parcerias
Além das conquistas já realizadas, a Frente promete firmar parcerias entre instituições e criar pontes para facilitar o diálogo entre os produtores e o poder público. “Este é o papel do vereador, estreitar os laços entre as necessidades da população e os governantes”, afirmou o vereador Alex Moacir. “Esta Frente vai possibilitar a organização de eventos e parcerias que vão gerar emprego e renda em nossa cidade. Esta é a primeira reunião e já notamos a força que teremos”, reforçou o vereador João Gentil.