Câmara realiza palestra sobre câncer de pele

por Amanda Santana Balbi publicado 16/12/2019 13h01, última modificação 16/12/2019 13h01
Palestra foi realizada em alusão ao Dezembro Laranja
Câmara realiza palestra sobre câncer de pele

Palestra sobre câncer de pele com doutora Brennda Valença. Foto: Ediilberto Barros

“A prevenção é a melhor alternativa contra o câncer de pele”, defendeu a médica dermatologista Brennda Valença, durante palestra realizada na manhã desta segunda-feira (16), na Câmara Municipal de Mossoró. A palestra foi realizada em alusão ao Dezembro Laranja, mês dedicado à prevenção do câncer de pele. Por causa da grande incidência de sol no Brasil, e principalmente na região nordeste do país, o câncer de pele está atingindo cada vez mais brasileiros.

Doutora Brennda defendeu, durante a palestra, que qualquer exposição à luz solar deve ser realizada com proteção. “O uso de protetor solar deve ser diário, estamos o tempo todo expostos ao sol. Não recomendamos bronzeamento natural ou artificial da pele. Recomendamos o uso de roupas com proteção UVA e chapéus quando a exposição ao sol for mais intensa”, explicou Brennda.

Como os efeitos que o sol provoca na pele são cumulativos, Brenda Valença reafirmou que pessoas acima dos 40 anos devem estar atentas a qualquer alteração na pele. “Uma pessoa que tem 40 anos de vida também tem 40 anos de exposição solar, por isso é importante, principalmente para aqueles de pele clara, observar qualquer alteração na pele e procurar o dermatologista”.

Os vereadores Ozaniel Mesquita, Raério Araújo e Izabel Montenegro participaram da palestra, que foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Mossoró. A presidente da Câmara, vereadora Izabel, enalteceu a iniciativa. “Palestras como essa são iniciativas muito importantes para esclarecer a população e incentivar a prevenção de doenças”, finalizou.