Carmem Júlia cobra transporte para tratamento de transplantados

por Alessandro Dantas publicado 17/12/2024 14h09, última modificação 17/12/2024 14h09
Vereadora citou ofício, endereçado ao prefeito Allyson Bezerra, elaborado por médica do Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal (RN)
Carmem Júlia cobra transporte para tratamento de transplantados

Vereadora Carmem Júlia em pronunciamento, hoje (17), na tribuna do plenário (foto: Edilberto Barros/CMM)

A vereadora Carmem Júlia cobrou, em pronunciamento na sessão ordinária de hoje (17), que a Prefeitura de Mossoró garanta transporte de ida e volta a Natal aos pacientes renais transplantados, para a realização do tratamento no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). 

A parlamentar fez menção a um ofício, elaborado pela médica Cynthia Xavier Gomes de Medeiros e endereçado ao prefeito Allyson Bezerra (União), que pede “providências urgentes para garantir o transporte de ida e volta destes pacientes no mesmo dia”. 

Segundo Carmem Júlia, o documento elenca que as viagens no mesmo dia são essenciais para a manutenção da saúde dos pacientes, principalmente daqueles que frequentemente enfrentam dificuldades econômicas significativas. 

“Sem recursos suficientes para alimentação e hospedagem, os pacientes e seus acompanhantes muitas vezes enfrentam grande desconforto, atualmente precisando pernoitar em Natal para retornar a Mossoró no dia seguinte”, disse a parlamentar. 

Com isso, segundo a vereadora, além de afetar os pacientes, a falta do transporte integral afeta também os acompanhantes. “Haja vista a necessidade de se ausentar de seus empregos por períodos prolongados, correndo o risco de perder suas fontes de sustento”, observa. 

Urgência

Na tribuna, Carmem alertou para a urgência na adoção de medidas que visem resolver o problema. Segundo ela, conforme o documento, as consultas dos pacientes ocorrem a cada 15 dias, sendo extremamente necessárias para o ajuste das medicações e a pesquisa de vírus oportunistas.

“As coletas de exames são realizadas no laboratório do HUOL durante a manhã, com os resultados disponibilizados à tarde, permitindo que as consultas subsequentes sejam realizadas com base nesses resultados”, narrou a parlamentar. 

Por fim, fez um apelo para que o pleito chegue ao chefe do Poder Executivo. “Para assegurar que os pacientes possam continuar seus tratamentos de maneira digna e segura”, concluiu.