Comissão de Educação debate desafio do ensino híbrido nas escolas
A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou, na manhã desta sexta-feira (14), um debate com educadores que trabalham no ensino público e privado de Mossoró para discutir os desafios do ensino de forma remota durante a pandemia do novo coronavírus.
Para a reunião, os professores Thyago Xavier e Ana Paula Ferreira foram convidados para apresentar estudos sobre ensino híbrido, modalidade que integra ensino virtual e presencial.
No debate, os vereadores e educadores puderam discutir melhor os desafios como falta de acesso à internet, falta de estrutura tecnológica e dificuldades enfrentadas tanto pelos professores como pelos pais e alunos.
Entre os educadores presentes, o consenso é de que o ensino híbrido é uma tendência que deve continuar mesmo após a pandemia. “É algo que a pandemia fez tornar urgente, mas que já vinha sendo implantado nas escolas. O foco agora é aumentar a inclusão digital para que as tecnologias cheguem a todos os estudantes e não só a uma parcela privilegiada”, afirmou Ana Paula.
Através de debates como este, é possível repensar políticas publicas para a educação de Mossoró, explicou o vereador professor Francisco Carlos. “É necessário discutirmos estes assuntos junto aos professores para podermos pensar em projetos de lei que aperfeiçoem cada vez mais a educação oferecida aos nossos estudantes. Nos debates aprendemos e escutamos aqueles que estão na linha de frente da educação”.
A reunião da Comissão foi conduzida pelo vereador Francisco Carlos (PP) e pelo vereador Petras (DEM), e contou com a presença de professores e diretores de escolas. A transmissão ocorreu ao vivo através do site www.mossoro.rn.leg.br e da TV Câmara Mossoró. Para evitar aglomeração, a reunião foi realizada de forma virtual e presencial, sendo esta última no plenário da Câmara.