Vereadores se posicionam favoráveis ao Mossoró Cidade Junina
Os vereadores da Câmara Municipal de Mossoró se posicionaram favoráveis ao evento Mossoró Cidade Junina. Vários vereadores de oposição e situação falaram, na sessão desta quarta-feira (10/05), para defender a realização do evento que é patrimônio cultural e imaterial de Mossoró.
Manoel Bezerra (PRTB), destacou a geração de empregos temporários e renda para a população. “O evento beneficia o mototaxista, o taxista, o vendedor de água, os barraqueiros. Existe trabalhador que fica o ano todo esperando este evento. Nós temos que pensar no povo de Mossoró.”, disse. O vereador Alex do Frango (PMD) também destacou a importância do evento. “Ninguém aqui é contra o Mossoró Cidade Junina, o que estamos questionando é a forma que esta chegando à população. A Prefeitura declarou que irá fazer licitação para o evento. A licitação da insulina que começou em janeiro não andou ainda, como a licitação do Cidade Junina irá acontecer? É esse questionamento.”, declarou.
A presidente da Câmara, vereadora Izabel Montenegro, declarou que tirar a festa do calendário de Mossoró é um crime contra o patrimônio público. “Mossoró investiu, ao longo dos 20 anos que o evento acontece, para que a festa fosse consolidada. Que seja priorizado o pagamento do servidor público, mas a festa é do nosso povo e não pode acabar. Algumas pessoas sustentam a família com o dinheiro que conseguem durante este evento.”, reforçou.
Ozaniel Mesquita (PR) declarou que a bancada de oposição é favorável à festa “A bancada da oposição fará até audiência pública sobre as quadrilhas juninas. Ninguém da oposição é contra o Cidade Junina, mas não podemos esquecer de outro serviços relevantes de Mossoró.”, destacou.
Audiência quadrilhas juninas
A Câmara Municipal de Mossoró realiza, nesta quinta, 11 de maio, audiência pública para discutir o papel social e cultural das quadrilhas juninas. A proposição da audiência foi do vereador Rondinelli Carlos. Para o parlamentar, crianças, jovens e adultos aproveitam o período junino e se inserem diretamente nas festividades por meio das quadrilhas, trabalhando nos meses que antecedem o Mossoró Cidade Junina. “Esta é uma oportunidade de geração de emprego e renda, além de todo o trabalho social, afastando crianças e adolescentes da marginalidade e, claro, a valorização da nossa cultura popular”, destaca o vereador.
A audiência pública será realizada no plenário da Casa Legislativa, às 9h.