Corte no IBGE pode prejudicar mapeamento de autistas

por Amanda Santana Balbi publicado 02/07/2019 12h10, última modificação 02/07/2019 13h20
Na Tribuna Popular, associação alerta para possíveis prejuízos
Corte no IBGE pode prejudicar mapeamento de autistas

Associação dos Pais e Amigos dos Autistas protestam na sessão ordinária desta terça-feira. FOTO: Edilberto Barros

O corte de verba realizado pelo Governo Federal no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) pode prejudicar os autistas em todo o Brasil. É o que explicou José Roberto, presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (AMOR), durante o uso do espaço destinado a Tribuna Popular, na manhã desta terça-feira (02).

É que, com o corte no orçamento, as pesquisas terão uma quantidade bem menor de questões e aquelas relativas ao autismo correm o risco de ser retiradas. Um projeto de lei da deputada federal Camen Zanotto (CIDADANIA/SC), visa garantir que os censos demográficos realizados a partir de 2018 incluam as especificidades inerentes ao autismo, mas diversas questões como aluguel, posse de bens, situação de imigrantes, entre outras, devem ficar fora dos questionários.

Durante o uso da Tribuna, o presidente da AMOR pediu apoio dos parlamentares para impedir que as questões sejam retiradas. “Sabemos que é através dos Censos realizados pelo IBGE que o poder público pode pensar políticas públicas para a população. A retirada das questões sobre o autismo vai impedir o mapeamento dessas pessoas em todo o Brasil e dificultar a busca por políticas públicas”, reforçou José Roberto.

AMOR

José Roberto também aproveitou o espaço para falar sobre os objetivos da Associação, que a cada ano está mais organizada. “Somos vários pais e mães e estamos reunidos para buscar políticas públicas para os autistas em nossa cidade. Um dos objetivos que temos é conquistar uma sede que oferecerá terapias”.

Os vereadores Petras (DEM) e Flávio Tácito (PCdoB) reforçaram o apoio dos vereadores da Câmara Municipal de Mossoró a causa. “Pode contar com nosso apoio, com o apoio de todos desta Casa. A união faz a força. E estaremos sempre a disposição”, reforçou Flavinho.