Falta de insumos para pacientes diabéticos é tema da Tribuna Popular

por Amanda Santana Balbi publicado 30/10/2019 11h58, última modificação 30/10/2019 11h58
Doença não tem cura e precisa de controle constante
Falta de insumos para pacientes diabéticos é tema da Tribuna Popular

Tribuna Popular desta quarta-feira. Foto: Edilberto Barros

Na Tribuna Popular desta quarta-feira (30), representando os familiares de pessoas com diabetes tipo I, a enfermeira Ana Cristina Arraes, que tem um filho com a doença, pediu mais atenção aos pacientes do município de Mossoró. De acordo com Ana Cristina, faltam insumos necessários ao tratamento da doença, que não tem cura.

 Além da insulina, os pacientes diabéticos necessitam de material para realizar o exame que verifica o nível de glicose no sangue. “A entrega do material é irregular e quando ocorre não é na quantidade adequada. Muitas vezes precisamos reutilizar agulhas e isto é muito perigoso para nossos filhos”, afirmou Ana Cristina.

Atendimento Prioritário

Ana Cristina também ressaltou a necessidade de uma Lei Municipal que garanta atendimento prioritário aos portadores de diabetes. “Vários municípios e estados já garantem a prioridade no atendimento aos diabéticos em clínicas e laboratórios. Isso se faz necessário, porque quando o paciente vai realizar os exames, muitas vezes é necessário que ele suspenda o medicamento e isto pode trazer complicações para a saúde deles. Quanto mais rápido o atendimento, menor será o risco”, explicou.