Festa religiosa na Maisa será patrimônio de Mossoró

por Regy Carte publicado 13/03/2024 12h52, última modificação 13/03/2024 12h52
Câmara Municipal aprovou, hoje, projeto do vereador Marckuty
Festa religiosa na Maisa será patrimônio de Mossoró

Vereador Marckuty é autor do projeto (foto: Edilberto Barros/CMM)

O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou hoje (13), por unanimidade, o Projeto de Lei 223/2021, que reconhece a Festa de São Francisco como Patrimônio Cultural Imaterial de Mossoró. De autoria do vereador Marckuty (Solidariedade), a proposta homenageia festejos realizados na localidade rural Maisa.

Segundo ele, a festa de São Francisco é um marco na fé católica de Mossoró e ocorre anualmente, entre setembro e outubro. “A festividade é realizada na matriz de São Francisco das Chagas, na comunidade rural da Maísa, tendo como ápice a procissão que reúne centenas de pessoas, no dia 4 de outubro”, disse.

O vereador acrescenta que os festejos de São Francisco das Chagas possuem grande importância cultural, regional e religiosa para o município, contribuindo para o fortalecimento da fé cristã e fomento da cultura local, através de diversas atividades que acontecem no período.

“Devido à larga importância e à magnitude do evento, que tem crescido ao longo dos anos, a festa de são Francisco das Chagas merece reconhecimento como patrimônio cultural imaterial da cidade, visando ao poder público a proteção e fomento dessa importante manifestação de fé e cultura local. Agradeço à Câmara pela aprovação do nosso projeto”, conclui Marckuty.