Francisco Carlos celebra reajuste na educação de Mossoró

por Regy Carte publicado 10/03/2020 13h34, última modificação 10/03/2020 13h34
Vereador aponta avanços em outros setores do município
Francisco Carlos celebra reajuste na educação de Mossoró

Vereador Francisco Carlos na sessão desta terça-feira, 10 (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Professor Francisco Carlos (PP) parabenizou Mossoró pelo reajuste do piso nacional dos trabalhadores da educação, aprovado na sessão da Câmara Municipal de Mossoró desta terça-feira (10), conforme projeto enviado ao Legislativo pela gestão Rosalba Ciarlini.

“O reajuste de 12,84% reforça o que dizemos quanto ao desejo do Governo municipal, com apoio da Câmara, de valorizar trabalho na educação”, observou o parlamentar, em discurso na tribuna do plenário, hoje.

Francisco Carlos reconhece que o reajuste do piso, como lei, é obrigação da Prefeitura. “Mas devemos lembrar que essa mesma lei está sendo descumprido pelo Governo do Estado, que propõe pagá-lo em outubro, nobvembro e dezembro e o retroativo em 24 parcelas”, comparou.

Mas em Mossoró, segundo ele, o piso está assegurado, fruto de esforço fiscal e administrativo da gestão Rosalba Ciarlini. “Sim, cumprindo obrigação, mas por que não enaltecer? É uma causa benéfica à educaççao municipal, que tem o apoio da Câmara”, justificou.

Paralisação

Ainda sobre educação, o parlamentar lamentou a greve dos trabalhadores da educação do Estado. “Estão em greve, não porque a clase deseja, mas porque foi levada a isso, por perceber que a condução do movimento sindical está se desconectando com sua base, base que vê com preocupação o descumprimento do piso e a condução da Reforma da Previdência”, exemplifica.

Saúde

Francisco Carlos também celebrou o envio à Câmara pelo Executivo da modicação no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, que reajustará salários de servidores da Estratégia Saúde da Família. “Grande conquista para que os estão na base no serviço da saúde de Mossoró, também resultado do esforço fiscal na Prefeitura de Mossoró”, concluiu.

Sisbi e Finisa

Ainda dentro dessa reorganização administrativa na gestão municipal, o parlamentar exaltou outros avanços, como a adesão de Mossoró ao Fundo de Desenvolvimento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que propiciará investimentos de R$ 146 milhões no município, e ao selo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), que habilitará produtores locais a comercialização a todo o país. “São exemplos do compromisso para fazer Mossoró avançar”, concluiu.