Francisco Carlos debate investimentos na educação e saúde

por Amanda Santana Balbi publicado 15/05/2024 12h10, última modificação 15/05/2024 12h10
Vereador se mostrou preocupado com possíveis cortes nos dois setores
Francisco Carlos debate investimentos na educação e saúde

Vereador Francisco Carlos. Foto: Edilberto Barros/CMM

Na sessão ordinária desta terça-feira, 15, o vereador Francisco Carlos se mostrou preocupado com recente notícia veiculada pela Folha de São Paulo sobre os gastos do Governo Federal. De acordo com o vereador, o Ministério do Planejamento e Orçamento informou que alguns gastos mínimos com setores de saúde e educação e que estão previstos em legislação, na forma estabelecida pela Constituição Federal, não poderão ser executadas até 2028.

Francisco Carlos explicou que isto comprometerá pisos e as leis que estabelecem estes pisos poderão ser alteradas. “Ai vem a preocupação, pois os setores da saúde e educação serão afetados. E hoje não temos ainda uma educação de qualidade sendo entregue aos brasileiros. Com o corte de gastos, tende a piorar”, explicou.

Francisco Carlos relembrou que os estudantes brasileiros, segundo pesquisas nacionais e internacionais, concluem o ensino médio, no geral, sem saber interpretação de texto e noções básicas de matemática. E criticou que, em algumas situações, o Governo Federal debata outros assuntos menos importantes, quando o foco deveria ser a educação de qualidade. “Hoje nos deparamos com o Ministério da Cultura querendo levantar a pauta da linguagem neutra. Ora! Temos outros assuntos mais importantes para debater. Não parece sensato perder tempo e energia com algo assim, quando nossos estudantes não têm acesso ao básico”, concluiu o vereador, cobrando mais empenho do Governo Federal na melhora dos índices de educação.