Francisco Carlos defende homenagem permanente para Hermelinda Lopes
Vereador Professor Francisco Carlos destaca história cultural de Hermelinda Lopes, na sessão ordinária de hoje, 25 (foto: Edilberto Barros/CMM)
Na 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Mossoró, hoje (25), o vereador Professor Francisco Carlos (Avante) propôs que a Prefeitura de Mossoró realize uma homenagem permanente à cantora Hermelinda Lopes. Integrante do Trio Mossoró, a cantora morreu aos 77 anos, no início deste mês, na cidade do Rio de Janeiro.
Em pronunciamento, o parlamentar afirmou que a cantora deixou uma grande herança cultural e musical para o Nordeste, para o Brasil e especialmente para Mossoró. Francisco Carlos relembrou que Hermelinda Lopes iniciou sua carreira musical de forma bem precoce, aos 15 anos, fazendo com que isso lhe rendesse o apelido de “Menina do Forró”.
“O dia 1° de abril foi um dia fatídico, por que encerrou a existência de uma cantora, compositora, musicista, que integrou o Trio Mossoró a partir dos anos de 1950. Deixou uma tradição de preservação e enaltecimento das nossas raízes e nossas tradições muito fortes”, destacou.
O vereador pediu apoio dos vereadores e vereadoras para encaminhar uma proposição para que a Prefeitura Municipal crie uma homenagem permanente à cantora. Segundo ele, a homenagem pode ser feita também durante o Mossoró Cidade Junina deste ano.
“É muito justo que Mossoró faça essa homenagem ao Trio Mossoró, e em especial à Hermelinda Lopes. Qual seria a homenagem possível à altura dessa grande personalidade que é Hermelinda Lopes? ", disse.
O vereador Raério Araújo (PSD) se comprometeu a levar o tema para o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).
Oposição
Ainda na tribuna da Câmara, o vereador Professor Francisco Carlos anunciou que, conforme teria sido combinado com os vereadores e vereadoras que integram o bloco oposicionista, a partir desta terça-feira (25) estará deixando a liderança da oposição da Câmara Municipal de Mossoró.