Francisco Carlos defende mais verba para educação básica

por Regy Carte publicado 06/12/2019 18h45, última modificação 06/12/2019 18h45
Vereador representou CMM em seminário sobre Fundeb, em Mossoró
Francisco Carlos defende mais verba para educação básica

Vereador Francisco Carlos participou como debatedor de seminário sobre educação básica

O vereador Professor Francisco Carlos (PP) representou a Câmara Municipal de Mossoró, como debatedor, na Mesa Redonda sobre o Novo Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), no Seminário Gestão Escolar: Desafios para 2020, realizado em Mossoró, nesta sexta-feira (6), pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN).

A mesa foi formada por Alexandre Costa (presidente da Undime-RN), Ildivan de Lima (deputado federal/CE), Alysson Bezerra (deputado estadual) e Getúlio Marques (secretário estadual de Educação).

Francisco Carlos informa que o prazo de vigência do Fundeb – principal mecanismo de financiamento da educação básica nacional – expira no próximo ano. O movimento educacional, segundo ele, quer assegura que o Fundeb passe a ser permanente e que a participação da União na formação do Fundo seja ampliada de 10% para 40%. O Governo Federal, entretanto, propõe 15%.

“Defensor da educação, acredito que o Fundeb passará a ser permanente e que o percentual proposto pelo Governo Federal será ampliado. A Educação, contudo, ao mesmo tempo em que precisa de mais financiamento, deve também discutir a qualidade dos serviços entregue aos cidadãos”, argumentou o vereador, que acrescenta: “O desenvolvimento nacional jamais será alcançado sem uma educação acessível, publica, gratuita e de qualidade”.