Francisco Carlos defende projeto para educação rural

por Amanda Santana Balbi publicado 15/12/2020 13h21, última modificação 15/12/2020 13h21
Projeto foi discutido na sessão ordinária desta quarta-feira (15/12)
Francisco Carlos defende projeto para educação rural

Vereador Francisco Carlos na sessão ordinária. Foto: Edilberto Barros

O vereador professor Francisco Carlos (PP) discursou, na manhã desta quarta-feira, 15, a favor da aprovação de um projeto de lei que determina a contratação de professores formados em educação no campo, para a zona rural de Mossoró. Para o vereador, o projeto trará benefícios tanto para os estudantes como para a prefeitura de Mossoró.

O projeto, de autoria do próprio vereador, acrescenta o Artigo 12-A, à Lei N° 3.677/018, que institui a Política Municipal de Educação para o Campo no âmbito da Rede Municipal de ensino. O artigo determina que a docência nas escolas do campo será exercida por profissionais portadores de diploma de Curso Superior de Licenciatura Plena em Educação do Campo, Pedagogia da Terra ou curso com características semelhantes a estes, que tenham por objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para a educação no meio rural.

“Para encarar os desafios do ensino na zona rural, é indispensável a presença de professores especificamente formados para enfrentar esses desafios. Nesse sentido, considerando que a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) oferta um curso de “Licenciatura Plena em Educação do Campo”, podemos entender que é possível avançarmos na qualificação da educação das comunidades campesinas, já que a região dispõe de profissionais devidamente qualificados, não havendo razão para retardarmos a adoção de medidas, em termos de política educacional, que certamente implicarão na melhoria da qualidade do ensino”, justificou Francisco Carlos.

O vereador também afirma que a contratação de professores formados em educação no campo será também melhor para a prefeitura. “Eles já serão contratados sabendo que trabalharão na zona rural, isto facilitará a lotação para a prefeitura. É um projeto que beneficia os estudantes, as comunidades da zona rural de Mossoró, os professores e a prefeitura”, explicou.