Francisco Carlos destaca manifesto por autonomia financeira da Uern
Vereador Francisco Carlos em pronunciamento na sessão desta terça-feira, 7 (foto: Edilberto Barros/CMM)
Em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (7), o vereador Professor Francisco Carlos (PP) avaliou como produtiva reunião da Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Uern, ontem (6), no plenário da Casa. O encontro, segundo ele, produziu manifesto em favor do projeto de autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), assinado por parlamentares e outros signatários.
“A reunião da Frente foi um momento produtivo dentro do esforço coletivo para Uern conseguir sua autonomia financeira. Trata-se de um momento ímpar e histórico, antigo anseio da comunidade acadêmica que pode se tornar realidade. É uma luta de muitos anos e considerada hoje a principal pauta a da universidade”, observou Francisco Carlos.
O manifesto, segundo ele, é uma carta aberta da sociedade, apta a ser assinada por outros atores sociais. O Projeto de Lei da autonomia financeira foi encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa e, nesta terça-feira, foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça (CCJ) da Casa.
Francisco Carlos reconhece que muitos contribuíram ao longo dos anos para o projeto. Mas fez registro especial ao papel da Câmara Municipal, onde há cerca de três anos a Frente Parlamentar em Defesa da Uern realizou sabatina com os candidatos ao Governo do Estado de 2018, que se comprometeram com a autonomia.
Entre os quais, a governadora Fátima Bezerra. “Por dever de justiça, reconhecemos o gesto da governadora de enviar o Projeto de Lei à Assembleia”, disse Francisco Carlos. Segundo ele, a autonomia financeira da Uern é uma conquista histórica e precisa ser abraçada por toda a sociedade, haja vista a importância para Mossoró e o Estado.