Francisco Carlos quer aperfeiçoar ‘Vereador do Ano’

por Regy Carte publicado 10/06/2020 12h15, última modificação 10/06/2020 12h16
Vereador defende melhoria em critérios de escolha
Francisco Carlos quer aperfeiçoar ‘Vereador do Ano’

Vereador Professor Francisco Carlos participa da sessão remota de hoje (10)

Em pronunciamento hoje (10), na sessão remota da Câmara Municipal de Mossoró, o vereador Professor Francisco Carlos (PP) defendeu aprovação do Projeto de Resolução 22/2017, de sua autoria, que aperfeiçoa o Prêmio Vereadora Niná de Macedo Rebouças (Vereador (a) do Ano).

A proposta modifica a resolução em vigor (02/2011) e estabelece a escolha em duas fases. A primeira identificará os sete vereadores mais assíduos e produtivos, de acordo com critérios fixos. E a segunda etapa elegerá o vencedor (a), entre os sete parlamentares finalistas.

Segundo Francisco Carlos, o projeto estabelece tabela de pontuação para apurar a produtividade em 16 atividades parlamentares. É o caso de projetos e emendas, participação em comissões, uso da tribuna, frentes parlamentares, audiências públicas e sessões solenes.

Objetividade

“Em síntese, o projeto estabelece critérios mais objetivos para a escolha do Vereador ou da Vereadora do Ano. A produção legislativa e parlamentar é muito ampla e diversificada. Como explicar à população que o vereador do ano, não estar entre os mais assíduos e mais produtivos?”, pondera.

A escolha será feita por comissão de 11 membros: quatro representantes da imprensa que cobre câmara; um representante dos servidores efetivos da Casa; quatro representantes de instituições de classe e dois representantes das instituições de ensino superior público de Mossoró.

A intenção, portanto, é aperfeiçoar a escolha e, sobretudo, melhorar a compreensão pela sociedade, conforme o autor. Francisco Carlos concordou em retirar requerimento de urgência ao projeto, hoje, para que seja votado pelo plenário, na próxima semana.

 

Confira a íntegra da proposta aqui: https://bit.ly/2MKYAZd