Francisco Carlos reforça convite para audiência pública
Em pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, hoje (23), o vereador Professor Francisco Carlos (Avante) reforçou o convite para a audiência pública que discutirá a exclusão e inclusão de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional na rede de ensino. Iniciativa do seu mandato, o encontro será quinta-feira (25), às 9h.
O parlamentar citou que Mossoró possui dezenas de crianças e jovens acolhidos em instituições, aguardando adoção. Francisco Carlos ressaltou que essas pessoas precisam ser inseridas no contexto escolar, para que, através de uma formação adequada, possam capacitá-las e promovê-las enquanto cidadãos e cidadãs.
“Se é difícil educar um filho nosso dentro de casa, imagine uma criança e um adolescente em situação de acolhimento, sem o acompanhamento familiar. A situação a qual eles ficam expostos é muito mais séria, é muito mais difícil, para que essa criança consiga, de fato, superar essas dificuldades as quais elas estão expostas”, frisou Francisco Carlos.
Francisco Carlos destacou que a reunião é resultado de um relatório, produzido pela Comissão de Educação, Esportes e Lazer (Cecel) do Legislativo, que discutiu e fez encaminhamentos com diretrizes para uma educação mais inclusiva voltada aos jovens e crianças em acolhimento institucional. Ele é presidente da comissão.
“Vamos debater considerando o conteúdo do documento que foi produzido. Muito provavelmente é a primeira vez que uma comissão da Câmara de Mossoró produz um relatório daquela natureza, sobre um assunto discutido aqui na casa legislativa”, destacou o vereador.
A audiência pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara Mossoró, no canal 23.2 da TCM e pelo site www.mossoro.rn.leg.br.