Francisco Carlos reforça importância do diálogo para fim da greve
Na 12ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (04), o vereador Professor Francisco Carlos (Avante) reforçou a importância do diálogo entre os professores e a gestão municipal para o fim da greve. Para o parlamentar, é necessário encontrar caminhos para que cerca de 8 mil alunos possam voltar a assistir aula regularmente.
Em seu pronunciamento, o vereador questionou sobre a possibilidade de o município receber uma da complementação extra do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o pagamento do piso dos professores, tendo em vista que a Prefeitura de Mossoró alega o impacto financeiro para o pagamento do piso nacional. O reajuste do piso salarial dos professores é definido anualmente pelo Ministério da Educação (MEC).
“Eu não sei se o município pode receber complementação. O município precisa, com clareza, dizer: olha, minha situação é essa, o estado do Rio Grande do Norte recebe complementação, mas o município de Mossoró não tem direito a essa complementação, por esses ou aqueles motivos”, frisou.
Francisco Carlos disse haver dificuldades em acessar essas informações, mas ressaltou que acredita que a Secretaria de Educação pode esclarecer essa situação sob “uma base informacional”.
Reconhecimento
Ainda na tribuna, Francisco Carlos elogiou os profissionais de saúde que trabalham na UTI Pediátrica e Neonatal em Mossoró.
“São 10 leitos de UTI pediátrica no Hospital Wilson Rosado, salvo engano 17 leitos de UTI neonatal no complexo da APAMIM. Com a possibilidade de mais leitos de UTI neonatal no Hospital da Mulher, quando ele estiver em pleno funcionamento, aliás esse é um anseio muito grande”, concluiu.