Genilson Alves adverte sobre uso de aparelhos eletrônicos por crianças
O vereador Genilson Alves (Pros) demonstrou preocupação com estudo que aponta crescimento dos diagnósticos de miopia em crianças. Em pronunciamento na Câmara Municipal, hoje (26), o parlamentar repercutiu reportagem publicada pela Agência Brasil, que alerta para aumento dos casos da chamada miopia precoce, em decorrência do uso excessivo de aparelhos eletrônicos.
De acordo com Genilson, atualmente, as crianças ficam muito tempo expostas à iluminação de tablets e celulares, por exemplo. Genilson afirmou ter visto com preocupação as projeções, citadas na reportagem, que indicam que, em 2050, em torno de 50% da população global será considerada míope, e 10%, altos míopes.
“O uso desses aparelhos contribui para que as crianças desenvolvam a miopia precoce, que é a dificuldade em enxergar para longe. Essas crianças poderiam ter uma visão normal”, declarou Genilson, que pediu atenção dos pais no monitoramento das crianças.
Caern
No mesmo pronunciamento, Genilson Alves voltou a cobrar esclarecimentos à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) sobre a recorrente falta de água em bairros de Mossoró.
De acordo com o parlamentar, ontem (25), a companhia informou paralisação do fornecimento de água em 17 bairros do município, que, segundo ele, já sofrem com a falta de água há meses. O vereador reagiu ao anúncio e cobrou explicações do Governo do Estado.
“O Governo do Estado é o principal gestor da Caern. Já são quase cinco anos do mandato da governadora Fátima Bezerra, e nada foi feito em relação à falta de água. É triste os relatos das pessoas que sequer tem água para cozinhar”, declarou.