Gilberto Diógenes repudia nomeação de diretor do IFRN

por Regy Carte publicado 20/04/2020 15h12, última modificação 20/04/2020 15h12
Parlamentar considera medida golpe à democracia institucional
Gilberto Diógenes repudia nomeação de diretor do IFRN

Vereador Gilberto Diógenes se posiciona contra nomeação no IFRN (foto: Edilberto Barros/arquivo CMM)

Em nota, o mandato popular do vereador Gilberto Diógenes (PT) “repudia de forma veemente” a nomeação do professor Josué Moreira à direção do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), publicada nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União (DOU). O ato, segundo ele, desrespeita os trâmites eleitorais da instituição, que elegeu para o cargo o professor José Arnóbio de Araújo Filho, com 48,25% dos votos.

“A nomeação de Josué é ainda um claro golpe à democracia institucional, mas que também já toma forma para além dos portões das universidades e órgãos públicos e ganha as ruas. Não podemos permitir este tipo de ameaça”, comenta.

O parlamentar acrescenta repudiar “que um professor, que tem o compromisso de ensinar o bem comum à população, se deixe levar pelo egoísmo e se preste a este ato tão deprimente, onde ele sequer foi candidato e jogue lama em seu currículo, desvirtuando o real papel de um educador”.

Por fim, Gilberto Diógenes defende mobilização contra a medida. “Convocamos toda a sociedade, movimentos populares, professores e estudantes a resistir a este tipo de ato antidemocrático e fazer um levante popular contra a tirania que está sendo imposta pelo Governo Federal por intermédio justamente do Ministério da Educação, comandado hoje por um homem sem qualquer preparo intelectual e/ou moral para o cargo”, exorta. (Com informações da assessoria Gilberto Diógenes)