IBGE prepara censo demográfico para 2020

por Amanda Santana Balbi publicado 22/10/2019 13h25, última modificação 22/10/2019 13h25
Pesquisa será realizada entre os meses de agosto e outubro
IBGE prepara censo demográfico para 2020

Hidelbrando Reis, técnico do IBGE. Foto: Edilberto Barros

O censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que será realiza em 2020, em todo o país, foi o tema da Tribuna Popular, na sessão ordinária desta terça-feira (22). Hidelbrando Reis, que é técnico em informações geográficas e estatísticas do IBGE/Mossoró, utilizou o espaço para explicar com o processo ocorrerá e qual a importância do censo para os brasileiros.

De acordo com Hidelbrando, o censo demográfico deverá ser realizado entre os meses de agosto e outubro de 2020. É através dos resultados da pesquisa que políticas públicas podem ser planejadas com melhor qualidade.

Um dado importante que é coletado através das pesquisas do IBGE é a quantidade de habitantes por município. “Os recursos públicos chegam aos municípios baseados nestes dados. O censo também coleta informações como quantidade de pessoas por município, faixa etária, localização das pessoas com deficiência, renda, religião, entre outras. Os governantes podem pensar ações de acordo com estes números”, explicou Hildebrando.

O último censo foi realizado em 2010. Até novembro de 2020 os dados preliminares já deverão estar disponíveis para a população. Hidelbrando pediu que a população participe ativamente da pesquisa. “É necessária a participação popular e que as pessoas entendam importância do censo em suas vidas para que o processo seja realizado da forma mais transparente possível”, finalizou.